top of page

Lançamento do Oikos Summit marca Dia Mundial do Meio Ambiente

  • 12 de mar.
  • 2 min de leitura

O Dia Mundial do Meio Ambiente marcou o lançamento do Oikos Summit: Inteligência Sustentável. O evento no dia 5 de junho aconteceu no auditório da Faculdade Antonio Meneghetti, reunindo comunidade, participantes dos projetos da Fundação Antonio Meneghetti (FAM), acadêmicos e professores. O encontro teve diversas participações, com passagens do projeto Cultivando O Saber Fazer, depoimentos de vencedores do edital Formar para Transformar, entre outros temas.


Responsável por apresentar a temática Dia da Sustentabilidade: O Poder de Plantar uma Flor, o coordenador do Cultivando Flores, Guilherme Bortoluzzi, destacou a importância de se fazer as pequenas coisas do cotidiano, associando a rega de uma planta como o regar a si mesmo. “A sustentabilidade, em essência, é isso. É a consciência de que cada atitude nossa deixa uma marca. Que o que fazemos hoje repercute amanhã — no solo, na água, no ar, nas próximas gerações.”


Curadora Estratégica da FAM, a Sra. Any Regina Rothmann comemorou o Oikos Summit: “Eu fico muito feliz quando ouço os meus coordenadores falarem desse modo profundo, simples e verdadeiro hoje. Ou seja, um repolho, uma couve-flor, não é só uma horta — isso é gente. Vivendo melhor. Comendo melhor. Comendo de verdade. Isso é sustentabilidade ambiental, também.”


Na noite, foi lançada nova edição da Coleção Fanciullo – Um Passeio com Gregório: Lições Ambientais — uma publicação que valoriza a infância, a cultura e a formação humanista, reforçando o olhar para o meio ambiente e a vida em sociedade. Também foi apresentada a trajetória do projeto Oikos, que iniciou como um trabalho da turma de MBA, idealizado pelo Patrono Antonio Meneghetti em 2008.


“É uma responsabilidade a gente estar aqui hoje, falando um pouco desse projeto que já tem 17 anos, falando sobre coleta seletiva”, afirmou a coordenadora do Oikos, Monique Gularte.


Palestrante do evento, o engenheiro ambiental português Tiago Lago abordou temas super relevantes, como a problemática do lixo no Brasil, coleta seletiva e justiça social. “O que nós fazemos no dia a dia reflete em outras partes do mundo e o Recanto Maestro tem um potencial enorme de realizar projetos maravilhosos. Se alguma vez duvidarem de que uma pessoa faz a diferença, pensem, por exemplo, em Martin Luther King, que foi um mero cidadão americano.”

  

 Formar para Transformar

Um dos pontos altos do Oikos Summit foi a apresentação de três projetos do edital Formar para Transformar com foco em Educação Ambiental. Foram eles:

  •  Projeto Educação Ambiental: Mundo Mais Limpo, que impactou 135 alunos da Escola Estadual de Educação Básica Professor Willy Roos;

  •  Projeto Quiosque Literário, que impactou 65 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Simões Pires;

  •  Projeto Equipando a Cozinha em Saúde: Capacitação para Alimentação Saudável em Comunidades Vulneráveis, que impactou 100 pessoas da comunidade escolar da instituição Horto Municipal de Faxinal do Soturno, com apoio do Instituto Renascer.



 
 
 

Comentários


bottom of page