Escola de inovações Pedagógicas

O Curso de Extensão Escola de Inovações Pedagógicas promovido pela Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica Humanista Cultural e Educacional em parceria com a Antonio Meneghetti Faculdade. Com foco em educadores desde o nível fundamental até o universitário. Com o tema: “educação e humanismo: formação continuada e aperfeiçoamento” tem como objetivo desenvolver a reflexão sobre o momento atual da educação e a construção de uma nova pedagogia para a sociedade e as futuras gerações.

A iniciativa do curso atende a uma necessidade identificada a partir da implantação do Programa “Estamos Juntos”, iniciado em 2020 pela Fundação Antonio Meneghetti em parceria com a AMF, desenvolvendo Formações Continuadas, beneficiando 1.500 educadores de escolas municipais e estaduais, abrangendo os municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana.

As aulas acontecem no campus da AMF, no Centro Internacional de Arte e Cultura Recanto Maestro, organizado em seis encontros, quinzenalmente, aos sábados, possibilitando a ampla participação tanto de professores dos municípios da Quarta Colônia como de outras regiões do Estado.

Entre os temas a serem debatidos estão: Humanismo e Educação, Estilo de Vida e Criatividade, Metodologias (Inter)ativas e Ferramentas Tecnológicas, Formação Humana, Educação Transformadora, Pós-Modernismo,Empreendedorismo Educacional, entre outros. Totalizando 48 horas de aprendizagem com professores da AMF e convidados. Como forma de poder desfrutar de toda estrutura proporcionada pelo Recanto Maestro, os participantes terão a oportunidade de momentos de saúde, vitalidade e bem-estar junto às Termas Romanas, parque termal de águas salgadas único no Brasil.

Escola de Inovações Pedagógicas

O projeto Escola de Inovações Pedagógicas é um curso de extensão promovido pela Fundação Antonio Meneghetti em parceria com a Antonio Meneghetti Faculdade. Tem como público-alvo educadores do nível fundamental até o universitário, além de demais profissionais que atuam ou têm interesse na área educacional. O curso tem como objetivo desenvolver a reflexão sobre o momento atual da educação e a construção de uma nova pedagogia para a sociedade e as futuras gerações, com abordagem no tema: "Educação e humanismo: formação continuada e aperfeiçoamento".

A iniciativa do curso atende a uma necessidade identificada a partir da implantação do Projeto Estamos Juntos, iniciado em 2020, desenvolvendo formações continuadas, beneficiando 1.500 educadores de escolas municipais e estaduais, abrangendo os municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana e região central.

As aulas acontecem no campus da AMF, no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. O curso é organizado em seis encontros, quinzenalmente, aos sábados, possibilitando a ampla participação de todos os professores.

Entre os temas abordados estão: Humanismo e Educação, Estilo de Vida e Criatividade, Metodologias (Inter)ativas e Ferramentas Tecnológicas, Formação Humana, Educação Transformadora, Pós-modernismo, Empreendedorismo Educacional, entre outros. Totalizando 52 horas de ensino com professores da AMF e convidados.

Lançamento do Curso de Extensão Escola de Inovações Pedagógicas

O Curso Escola de Inovações Pedagógicas foi uma grande novidade de 2022. Após a divulgação junto às Secretarias de Educação dos Municípios, o curso teve adesão dos professores das redes estaduais e municipais. A aula inaugural foi ministrada pela Profª Drª Andrea Filatro, grande personalidade e profissional no Brasil em relação ao trabalho com as Metodologias Inovativas na área da Educação.

Certificação dos participantes

Durante três meses, somando sete encontros presenciais de muito estudo e aprendizado, os participantes do Curso Escola de Inovações Pedagógicas receberam, em uma cerimônia de encerramento, o certificado de conclusão, certos de aplicarem na prática pedagógica todos os conhecimentos obtidos ao longo do curso.

Aprendizado prático

O curso foi composto por aulas práticas e dinâmicas com as temáticas: Perspectivas pós-modernas - educação transformadora e inovação educativa; Ferramentas tecnológicas - o uso das redes sociais e storytelling; Humanismo e Educação Humanista; Gestão e Ofertas de Conteúdos Educacionais; Gestão de Pessoas e Corporativismo Escolar; Psicologia do Líder e Empreendedorismo e Humanismo. Todos os temas foram abordados por profissionais com atuação prática em suas áreas.

“Participar da Escola de Inovações Pedagógicas tem me proporcionado uma grande expansão de conhecimentos em relação à área educacional e humana. A cada encontro percebo a importância de estar na disponibilidade para as novas tecnologias e metodologias educacionais e o quanto elas podem proporcionar momentos de aprendizagem eficientes para meus alunos de forma mais agradável e leve”.

Patrícia Silva Dias, professora de Biologia e Ciências Agrárias, Caçapava do Sul-RS

“O Curso de Extensão Escola de Inovações Pedagógicas vem no momento em que a retomada das atividades presenciais desperta e instiga a reflexão sobre as práticas pedagógicas em um novo tempo. A metodologia e os temas instigam o avanço em áreas de inovação, tecnologias e de inteligência artificial sem deixar de evidenciar o humanismo”.

Silvia Maria Mohr, Secretária Municipal de Educação, Restinga Sêca-RS