FAM e ECOSOC

A Fundação Antonio Meneghetti passou a integrar, em julho de 2018, o grupo de organizações que representam a sociedade civil junto à Organização das Nações Unidas. A candidatura da Fundação Antonio Meneghetti para ocupar esse status consultivo foi analisado e aceita pelo Comitê das ONGs (NGO Branch) do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ECOSOC), braço da organização responsável por outorgar o status consultivo às organizações não governamentais.

O que isso significa? De acordo com a Resolução 1996/31 do ECOSOC da ONU, as organizações em status consultivo especial estão aptas a oferecerem informações especializadas sobre àqueles temas nos quais a entidades é competente. No caso da FAM, sua candidatura foi baseada na aplicação da Pedagogia Ontopsicológica em projetos práticos voltados à educação, fomento da cultura, da cidadania e do desenvolvimento sócio-econômico na região em que está sediada, sempre tendo em vista os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Ao receber o status consultivo especial, a FAM  pode, entre outros, designar representantes para as sedes da Organização das Nações Unidas localizadas em Nova York (EUA), Viena (Áustria) e Genebra (Suíça); participar em eventos, conferências e atividades das Nações Unidas voltadas para as organizações da sociedade civil; submeter declarações por escrito que sejam relevantes ao trabalho do Conselho Econômico e Social no que diz respeito ao campo em que a organização tem competência; ser chamada para dar depoimentos orais em frente ao ECOSOC; receber consultas do ECOSOC e de seus órgãos subsidiários; receber pedidos para que realize pesquisas e estudos ou prepare artigos para leitura da comissão.

De modo amplo, a partir da outorga do status consultivo especial, a FAM constitui voz ativa da sociedade civil dentro do âmbito do Conselho Econômico e Social da ONU. Pode, deste modo, auxiliar nas discussões públicas desse órgão, levando adiante propostas de práticas bem-sucedidas realizadas no Brasil para contribuir com a construção de uma nova cidadania global.

A Fundação Antonio Meneghetti continuamente apoia projetos que valorizam o ser humano, a sociedade, a ciência, a economia, a arte, a cultura e intensifica suas atividades seguindo os preceitos definidos pela ONU. Destacam-se nos projetos: a promoção de oportunidades de aprendizagem; o incentivo de uma vida saudável e do bem-estar; a proteção, a recuperação e a promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres; entre outras práticas implementadas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Diante do termo sustentabilidade, entende-se o seu real significado como crescimento que atenda aos requisitos ecológico-econômico-social-cultural da pessoa, das comunidades e do contexto social. Mas, é indispensável, antes de tudo, começar a sustentabilidade por meio de cada pessoa, pois o contexto social é uma construção da realização das pessoas como seres humanos. Esta é a importância da formação do capital humano, do aumento da responsabilização pelas ações pessoais e com os resultados que são decorrentes.

Ao contribuir para a realização e alcance dos ODS, os projetos da FAM ensinam crianças, adolescentes e jovens o valor da responsabilidade, do respeito, da autonomia, do trabalho colaborativo, do cuidado com o meio ambiente e a alegria em melhorar a nossa própria sociedade para melhor convivermos nela!

Ao receber o status consultivo especial, a FAM pode, entre outros, designar representantes para as sedes da Organização das Nações Unidas localizadas em Nova York (EUA), Viena (Áustria) e Genebra (Suíça); participar em eventos, conferências e atividades das Nações Unidas voltadas para as organizações da sociedade civil; submeter declarações por escrito que sejam relevantes ao trabalho do Conselho Econômico e Social no que diz respeito ao campo em que a organização tem competência; ser chamada para dar depoimentos orais em frente ao ECOSOC; receber consultas do ECOSOC e de seus órgãos subsidiários; receber pedidos para que realize pesquisas e estudos ou prepare artigos para leitura da comissão.