Tecendo Saberes
Voltado para alunos de escolas públicas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o projeto Tecendo Saberes foca no Empreendedorismo como fonte de inspiração para a construção dos próprios projetos de vida.
Idealizado seguindo os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva a prática do empreendedorismo nas escolas, o Tecendo Saberes desperta nos jovens os valores clássicos dos realizadores, como carisma, motivação, realização, independência, autoconfiança, cognição, capacidade de gerar soluções e tomada de decisão.
Por meio de trabalhos lúdicos, os alunos percebem a importância de encarar os desafios, vendo problemas como oportunidades de desenvolvimento, cultivando assim a capacidade constante de atenção.
Mais do que criar produtos e serviços a partir dos recursos disponíveis, os estudantes percebem que a postura empreendedora está diretamente identificada com o desenvolvimento de comportamentos capazes de transformar e beneficiar o grupo social onde estão inseridos.


Aprender por meio de oficinas é o propósito do Tecendo Saberes, que inspira jovens a construírem seus próprios projetos de vida por meio do empreendedorismo. Idealizado com base em diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que valoriza a prática do empreendedorismo no ambiente escolar, o projeto busca despertar nos estudantes características essenciais para a realização pessoal e social, como carisma, autoconfiança, cognição, capacidade de decisão e habilidade para solucionar problemas.
Nas oficinas práticas, o Tecendo Saberes conecta as temáticas às necessidades, interesses e realidades dos jovens. Sob a orientação de profissionais capacitados, os alunos vivenciam atividades que combinam ludicidade e técnica, desenvolvendo a capacidade de transformar desafios em oportunidades. Mais do que criar produtos ou serviços, o projeto destaca que o verdadeiro espírito empreendedor está na habilidade de promover mudanças positivas no meio em que se está inserido.
As oficinas deste ano abordaram temas variados, com destaque para a reciclagem de papel. Além de aprenderem a reciclar, os alunos aplicaram os materiais em cadernos e criaram marcadores de página, culminando em uma oficina de polímeros.
Outras atividades incluíram lettering, fotografia, costura iniciante e produção de vídeos em stop motion.
Após o retorno às aulas pós-enchente, o esporte foi incorporado como ferramenta para fortalecer o espírito de equipe e demonstrar os princípios de formação de um time.
O impacto do Tecendo Saberes foi ampliado em 2024, com a inclusão de uma nova escola no projeto. Nesse ano, o projeto se consolidou como um campo prático de aprendizado, no qual a produção de materiais se tornou um recurso didático eficaz.
“Este ano trouxe desafios e oportunidades únicas para o projeto. Em uma das escolas a realidade foi mais desafiadora: após uma enchente que destruiu grande parte dos materiais, as atividades precisaram ser adaptadas. O retorno, depois de um período de interrupção, deu ênfase à reconstrução coletiva e ao trabalho em equipe”, conta a coordenadora do projeto, Patricia Michelotti.











Depoimentos
“O Tecendo Saberes inspira jovens a enfrentarem desafios e descobrirem o poder de transformar suas realidades e as comunidades ao seu redor.”
Patricia Michelotti, coordenadora do projeto.
“O projeto veio num momento oportuno. Os alunos conseguiram se conhecer melhor, trabalharam juntos, cresceram e despertaram para os desafios propostos. Aprenderam a se expressar e tornaram-se questionadores. Esse é um projeto que, com certeza, gostaríamos muito que continuasse pelos próximos anos.
Luciano Bohrer Almansa, E.E.E. Básica Dom Érico Ferrari - Agudo (RS)