Pesquisa e Difusão da Ontopsicologia

O Programa de Pesquisa e Difusão da Ontopsicologia é um programa de caráter científico, educacional, cultural em base aos pilares de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalidade promovido pela Fundação Antonio Meneghetti que reúne e contempla inúmeros projetos e ações realizadas em âmbito acadêmico, universitário e científico para a produção e divulgação do conhecimento ontopsicológico.

Neste Programa, todos os projetos e ações objetivam a formação de pesquisadores e docentes na área da Ciência Ontopsicológica, bem como a difusão, divulgação e desenvolvimento da Ontopsicologia no Brasil, na América Latina e no mundo. Os projetos apresentam os constructos teóricos, epistemológicos, metodológicos, práticos e de aplicações da Ontopsicologia em diversas contribuições para a sociedade contemporânea.

Com a realização de eventos, encontros, simpósios, congressos científicos e cursos de formação, reunindo profissionais de diversas áreas, tem-se a evidência da Ontopsicologia como uma ciência humanista e interdisciplinar, que além do desenvolvimento da própria área e campos de atuação também pode ser aplicada em conexão e interface as demais áreas do conhecimento para que se promova o desenvolvimento humano integral.

Nos encontros científicos e cursos de formação demonstramos a relevância da difusão e divulgação da Ontopsicologia para a formação de líderes em âmbitos empresariais, científicos, educacionais e culturais. Junto destes, outro ponto fundamental é a formação das jovens gerações, de modo que se beneficiem com este conhecimento e o levem adiante, pois a Ontopsicologia é uma ciência que retoma, desenvolve e coloca em evidência o critério humano.

O ensino e a formação em Ontopsicologia também cresce exponencialmente a cada novo curso e projeto desenvolvido pela Fundação Antonio Meneghetti e pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Fazem parte das atividades formativas de ensino cada um dos 28 Projetos Educacionais e Culturais da Fundação, os seis Cursos de Graduação da AMF, as turmas de MBA Identidade Empresarial, as turmas de Especialização Lato Sensu em Ontopsicologia, as disciplinas de Formação Empreendedora e Liderança (disciplinas FOIL) e todos os Cursos de Extensão realizados em parceria pela Fundação e pela AMF.

Os projetos que integram o Programa de Pesquisa e Difusão da Ontopsicologia, além de divulgar as pesquisas científicas brasileiras na área de Ontopsicologia, em território nacional, em países da América Latina e no mundo, buscam, constantemente, incentivar a vinda de pesquisadores de outros países para realização de intercâmbio científico e cultural e trazer relatos e resultados de suas pesquisas, compartilhando conhecimentos, e trabalhando de modo colaborativo. Historicamente cientistas na área de Ontopsicologia da Itália, Ucrânia, Letônia, Federação Russa, além de países da América Latina vêm, por meio deste Projeto, até o Recanto Maestro para apresentar e compartilhar o que se está pesquisando, aplicando e encontrando como resultados de pesquisas em seus países. Essas trocas e este compartilhar do conhecimento são extremamente válidas, proporcionando como resultado o desenvolvimento, a fortificação e consolidação da Ontopsicologia no Brasil e no mundo, demonstrando resultados concretos dessa ciência em prol do desenvolvimento inovador e criativo que é essencialmente humano.