Encontra-se por meio do futsal. Desde a infância, podemos explorar nosso potencial para sermos seres funcionais e, essa, é exatamente a proposta do projeto Bola Pra Frente. O objetivo central é transformar crianças e jovens por meio do futsal ao acessar pontos essenciais para um crescimento saudável e integral.
O lema do projeto, ‘Ser o melhor de si no esporte para ser o melhor de si na vida', traduz a intenção do Bola Pra Frente, que é formar não apenas atletas, mas indivíduos completos. Ao trabalhar corpo e mente, ele ensina valores como disciplina, responsabilidade e autonomia, moldando os alunos para serem cidadãos ativos e socialmente conectados.
Muito além da quadra - o ensino ultrapassa a técnica esportiva. A formação integral abrange competências sociais, emocionais e intelectuais, os preparando para enfrentar desafios com resiliência e maturidade. Participar das aulas significa também desenvolver hábitos saudáveis. O futsal combate o sedentarismo e problemas como a obesidade infantil, além de promover integração e socialização dentro de um ambiente colaborativo.
Ao longo do tempo, os alunos percebem que um bom comportamento fora de quadra é tão importante quanto a performance dentro dela.
“Em 10 anos, o projeto formou crianças e jovens para dentro e fora da quadra. Conectamos o esporte com outras áreas do conhecimento e desenvolvemos competências cognitivas, emocionais e sociais que serão úteis ao longo de toda a vida”, explica o coordenador do Bola Pra Frente, Michael Penna.