Coleção Fanciullo

Aventura na Mata

Um Passeio Com

Gregório

A partir dos estudos das aves e animais do Sul do Brasil, com destaque para a 4ª Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, o personagem Gregório, uma caturrita, vai introduzindo às crianças o conhecimento sobre a fauna existente na região. Além de apresentar os animais, origem e habitat, o livro tem como objetivo enriquecer o vocabulário e incentivar práticas de sustentabilidade, com atividades ilustradas por alunos das escolas dos municípios locais, que incentivam a plantação de mudas, reciclagem e descarte correto do lixo.

Descobrindo Novos Mundos

Despertando Autores

Diretamente vinculado ao projeto Despertando a Formação Inteligente por Meio da Leitura, formado por duas bibliotecas itinerantes que percorrem as escolas da 4ª Colônia de Imigração Italiana, o livro Despertando Autores foi construído com os alunos de 19 turmas de 11 escolas municipais. Guiados e, principalmente, incentivados pela equipe de trabalho do Despertando, cada grupo encontrou motivação na sua realidade para escolher o tema e, a partir daí, montar o enredo da narrativa.

Meu Guia de

Práticas Saudáveis

Manual informativo e interativo, o Meu Guia de Práticas Saudáveis provoca crianças e jovens a colocarem, no seu dia a dia, pequenas ações em busca de um estilo de vida mais saudável e sociável, incentivando a responsabilização pela própria vida. Mais do que dicas de etiqueta e convivência, traz o desafio de ser melhor para si e para a sociedade.

Incentivando o Protagonismo Responsável

Identidade Jovem

Criado para crianças por jovens bolsistas, alunos da Antonio Meneghetti Faculdade, autores dos textos, Identidade Jovem apresenta histórias de realidades, etnias, origens e sonhos diversos, ilustrando como cada um dos 36 jovens, entre 18 e 33 anos, escreve sua identidade no mundo. São muitos comunicadores que, por meio de muitas mensagens, trazem em comum a força e a vitalidade.

As cores do meu Mundo

O livro narra a história de um menino que vive a partir do que enxerga na tela de um celular, um mundo muito distante, até que tropeça em uma pedra, perde o aparelho, e tudo muda. O texto e ilustrações, um convite para o mundo real, surge como um contraponto ao tempo de isolamento em função da pandemia, onde as relações sociais, a convivência e a vida em si foram substituídas pelo isolamento e pelo distanciamento.

Uma Nova Geração

Escrito pelos jovens estudantes da Antonio Meneghetti Faculdade, Uma Nova Geração apresenta uma seleção de textos de alunos que aceitaram o desafio de expressar em palavras a própria vivência. Dos 107 inscritos, 29 textos foram selecionados para o livro. Os trabalhos ainda integraram concurso da Faculdade, que premiou os melhores autores com viagens internacionais para a Holanda, a fim de participar do evento International Meeting Person & Society. Nos textos dos jovens, as mais diversas histórias de vida, retratando e compartilhando dúvidas, sonhos, angústias, alegrias e expectativas até aquele momento de vida.

Os Desafios da

Fazendinha

do Bosque

Pensado para que as crianças aprendam e se divirtam no período de férias escolares, o livro Os Desafios da Fazendinha do Bosque traz animais da granja como protagonistas. Porco, vaca, galinha, cavalo, ovelha, cachorro, pavão integram o livro-jogo, repleto de brincadeiras para o melhor aproveitamento do tempo livre.

O livro pode ser utilizado com finalidade pedagógica. A obra explora diversas atividades com os alunos, pelo conteúdo lúdico e educativo, disponibilizado em jogos como caça-palavras, memória, ligação de pontos, pintura, quebra-cabeça entre outros.

Essa é a minha  história

O livro de 2023 da Coleção Fanciullo é inspirado nos ensinamentos do Acadêmico Professor Antonio Meneghetti, direcionando-os ao público infantil e jovem.

Em Essa é Minha História, cada criança e jovem é convidado a preencher sua história da maneira como enxerga o mundo, a partir de dicas e temas que formam uma linha norteadora de pontos essenciais. Assim, a obra só será completa quando o leitor entrar na história e se colocar como protagonista – tal como na vida real.