Despertando a Formação Inteligente por Meio da Leitura

 Simbolizado por duas Bibliotecas Itinerantes coloridas e personalizadas que percorrem os municípios da região Central do Rio Grande do Sul, o Projeto Despertando a Formação Inteligente por Meio da Leitura leva cultura, inteligência e ampliação de visão de mundo aos espaços mais distantes. 


  Voltado para crianças de 1º a 5º ano de escolas públicas, que dedicam em média uma hora prevista para as atividades escolares para participar do projeto, incentiva a leitura de textos e de mundo por meio de obras da literatura infantil e juvenil de diversos autores. 


    Os livros do projeto são renovados anualmente, obedecendo a uma criteriosa seleção a partir da análise da mensagem proposta pelas histórias e pelo valor artístico e cultural. Uma equipe de monitores que atuam como mediadores do projeto, trabalhando com as crianças e jovens desde o momento da pré-leitura até as atividades pós-leitura, proporcionando a inserção dos leitores nas histórias a partir da própria realidade. Os livros são escolhidos de forma livre, obedecendo ao critério de interesse de cada estudante.


   As obras da Coleção Fanciullo também estão disponíveis nas Bibliotecas Itinerantes do Projeto Despertando a Formação Inteligente por Meio da Leitura.



  Além da leitura, a equipe do Projeto preocupa-se em incentivar outras boas práticas para o crescimento pessoal e social das crianças.


  Entre uma agenda de visitação e outra, os participantes sempre são instigados a realizar desafios que buscam manter ativos os hábitos abordados nas atividades realizadas pela equipe.


   Criar é explorar um universo de possibilidades! Com essa essência o projeto Despertando a Formação Inteligente por meio da Leitura quer construir uma bagagem cultural rica para crianças e jovens. A principal iniciativa do projeto está simbolizada em duas Bibliotecas Itinerantes, coloridas e personalizadas, feitas para percorrer municípios da região central do Estado e incentivar o hábito da leitura desde a infância. 


  Neste ano, houve uma proposta especial. Os alunos foram desafiados a escrever histórias em colaboração com suas famílias. O resultado alcançou mais de 1.300 textos inscritos, dos quais 22 foram selecionados e ilustrados para compor o livro "Despertando Autores: Histórias Contadas em Família". 


  A iniciativa celebrou esses jovens autores em cerimônias realizadas nas escolas, nas quais homenagens foram feitas às famílias e à comunidade escolar.


 Durante os eventos, exemplares do livro foram entregues, eternizando o momento como um marco na vida dos pequenos autores. 


   “O projeto agrega e muito na vida de cada participante, pois amplia a bagagem cultural de quem tem o hábito da leitura, pois a literatura desperta nos jovens, de todas as idades, a vontade de saber mais, conhecer mais para crescer. Além disso, o hábito contínuo de leitura resulta na melhor capacidade de expressão oral e textual, além do exercício cerebral”, afirma a Patricia Michelotti, coordenadora do projeto. 


   Com iniciativas como o Despertando Autores, a leitura se torna um elo entre o presente e o futuro ao conectar famílias, escolas e comunidades em um movimento que transforma histórias em oportunidades. O projeto mostra que, ao cultivar o hábito da leitura, estamos também plantando o desejo de criar, aprender e crescer. 



Depoimentos

“O projeto busca não só despertar a inteligência e criatividade dos pequenos leitores como também incentivar a leitura de textos e, ao mesmo tempo, a leitura de mundo.” 


Patricia Michelotti, coordenadora do projeto. 

“O projeto trouxe grandes melhorias na minha vida como conhecer novos livros, adquirir conhecimentos sobre minha escrita e me motivou ter mais gosto pela leitura.”


Augusto Brondani Machado, 10 anos - (4° ano) 

EMEIF Dezidério Fuzer - Restinga Sêca (RS)