Criar é explorar um universo de possibilidades! Com essa essência o projeto Despertando a Formação Inteligente por meio da Leitura quer construir uma bagagem cultural rica para crianças e jovens. A principal iniciativa do projeto está simbolizada em duas Bibliotecas Itinerantes, coloridas e personalizadas, feitas para percorrer municípios da região central do Estado e incentivar o hábito da leitura desde a infância.
Neste ano, houve uma proposta especial. Os alunos foram desafiados a escrever histórias em colaboração com suas famílias. O resultado alcançou mais de 1.300 textos inscritos, dos quais 22 foram selecionados e ilustrados para compor o livro "Despertando Autores: Histórias Contadas em Família".
A iniciativa celebrou esses jovens autores em cerimônias realizadas nas escolas, nas quais homenagens foram feitas às famílias e à comunidade escolar.
Durante os eventos, exemplares do livro foram entregues, eternizando o momento como um marco na vida dos pequenos autores.
“O projeto agrega e muito na vida de cada participante, pois amplia a bagagem cultural de quem tem o hábito da leitura, pois a literatura desperta nos jovens, de todas as idades, a vontade de saber mais, conhecer mais para crescer. Além disso, o hábito contínuo de leitura resulta na melhor capacidade de expressão oral e textual, além do exercício cerebral”, afirma a Patricia Michelotti, coordenadora do projeto.
Com iniciativas como o Despertando Autores, a leitura se torna um elo entre o presente e o futuro ao conectar famílias, escolas e comunidades em um movimento que transforma histórias em oportunidades. O projeto mostra que, ao cultivar o hábito da leitura, estamos também plantando o desejo de criar, aprender e crescer.