Projeto OIKOS é destaque na COP 30

O projeto OIKOS, da Fundação Antonio Meneghetti, foi apresentado em dois importantes espaços da COP 30 (30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), realizada de 10 a 21 de novembro em Belém (PA), pela ONU e governo brasileiro. A FAM possui status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da ONU, colaborando com importantes diálogos junto à COP 30.
O OIKOS subiu ao palco Agritalks da Agrizone, espaço montado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) como parte da zona verde da COP 30, área aberta à comunidade. A apresentação realizada pela FAM, intitulada Seminário OIKOS: um olhar sobre a bioeconomia e economia circular a partir de um projeto de educação e proteção ambiental realizado em cidades da região rural do Rio Grande do Sul, contou com o apoio da Rede de Escolas Associadas da UNESCO (Rede PEA) e com a presença de diretores e professores da Escola Acrópole, instituição de ensino fundamental e médio de Belém associada à Rede PEA.
O tema do seminário, apresentado no dia 11, esteve alinhado à proposta geral da Agrizone, vitrine de tecnologias, ciência e cooperação internacional voltada à agricultura sustentável em um contexto de mudanças climáticas. Ao longo dos dias da COP, a Agrizone recebeu, além da comunidade, chefes de Estado e lideranças diplomáticas, que elogiaram a ideia do pavilhão criado em meio à intensa área verde de pesquisas da Embrapa, permitindo ao visitante participar de diálogos com grandes nomes da sustentabilidade e, ao mesmo tempo, conhecer iniciativas modelo de diferentes ecossistemas brasileiros.
No dia 19, a FAM apresentou o OIKOS como parte da programação da Maloca Virtual, ambiente desenvolvido por meio de parceria entre a presidência da COP 30 e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Com tecnologia brasileira, a ‘Maloca’ criou um espaço virtual onde instituições e governos de todo o mundo puderam fazer eventos e se engajar em soluções climáticas.
Entre os destaques que mais chamaram a atenção do público presente nas apresentações sobre o projeto OIKOS, estiveram a metodologia de educação ambiental centrada na Pedagogia Ontopsicológica e a implantação e criação de um sistema sustentável de coleta seletiva de lixo no Centro Internacional de Arte e Cultura Recanto Maestro. Um ponto alto foi a apresentação do vídeo realizado pela equipe da FAM com depoimentos de professoras da rede pública de ensino da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul, mostrando iniciativas de educação ambiental inspiradas no OIKOS em suas escolas.
Também ganhou relevância no evento as ideias inovadoras desenvolvidas pelo OIKOS, como a criação da mascote Oikinhos, a distribuição da obra literária Um Passeio com Gregório: Lições Ambientais e as peças de teatro com temáticas ambientais realizadas para a comunidade em parceria com a equipe do projeto Despertando a Formação Inteligente por Meio da Leitura.











