Aluno do Programa Jovem e Tecnologia é premiado na JAI da UFSM com projeto de bengala inteligente

O aluno Wesley David, do projeto Jovem e Tecnologia(JET), iniciativa da Fundação Antonio Meneghetti, foi premiado na 7ª Edição da Jornada Acadêmica Integrada Jovem (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizada em 31 de outubro. O reconhecimento veio com o desenvolvimento de uma bengala inteligente voltada à acessibilidade de pessoas com deficiência visual.
O projeto nasceu nas aulas de robótica oferecidas no turno inverso pelo projeto JET. A proposta foi criar uma bengala equipada com sensores ultrassônicos que identificam obstáculos e enviam alertas vibratórios e sonoros em tempo real, ampliando a percepção do ambiente e a segurança do usuário.
Durante o desenvolvimento, o estudante fez diversas melhorias no protótipo, como a substituição de cabos para melhor ergonomia, o reforço na fixação dos sensores e a inclusão de um sistema de vibração adaptado de componentes de celular, permitindo maior sensibilidade em locais barulhentos.
O trabalho se destacou pela criatividade e aplicação prática da robótica educacional, demonstrando como a tecnologia pode ser usada de forma concreta para solucionar desafios sociais e promover mais autonomia para pessoas com deficiência visual.











