
Núcleo de Esportes, Projeto da Fundação Antonio Meneghetti traz uma belíssima novidade no Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti, que agora conta com completa estrutura para prática de basketball. Essa novidade vem para agregar um novo público praticante dessa modalidade esportiva e oferecer uma nova opção para aumentar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas da região.
O Centro Esportivo já oferece semanalmente treinos de voleibol e futsal, buscando integrar e demonstrar para os jovens a importância de estar sempre em movimento.

O projeto Bola Pra Frente participou de um momento muito especial: o evento de encerramento do módulo Carreira e Estilo de Vida II, do curso de Bacharelado em Ontopsicologia, conduzido pela Sra. Any Rothmann. A atividade teve como foco o livro “Aos Novos Líderes do Futuro” , da Coleção Antonio Meneghetti sobre... Cada aluno do módulo ficou responsável por apresentar um capítulo da obra. O tema “Formação à Responsabilidade” , trabalhado por nossa professora interdisciplinar — que também é aluna do bacharelado — foi o ponto de partida para a participação das alunas do projeto no evento. Antes da cerimônia, os convidados — entre eles, alunas do projeto, uma professora técnica de Educação Física e a secretária de Educação do município de Pinhal Grande — foram recepcionados com um tour especial pela Faculdade Antonio Meneghetti , onde puderam conhecer as estruturas, os cursos e a proposta educacional da instituição. Um verdadeiro amplificador de horizontes, que despertou novos sonhos e possibilidades para o futuro desses jovens. A atividade foi idealizada como uma oportunidade de ampliar os vínculos entre o projeto, a formação acadêmica e a comunidade, reforçando na prática como educação, esporte e responsabilidade social se complementam na construção de uma juventude protagonista e consciente. Seguimos firmes no nosso propósito: formação através do esporte, formando cidadãos conscientes, protagonistas e com visão de futuro! 01 de julho de 2025.

A Orquestra Jovem Recanto Maestro (OJRM) deu início ao projeto piloto “Música para as Escolas” , uma iniciativa que visa aproximar estudantes da rede pública do universo da música de concerto, promovendo uma vivência artística e cultural significativa para crianças e adolescentes. A primeira edição aconteceu na sede da Orquestra e reuniu cerca de 200 alunos de 7 escolas públicas dos municípios de Nova Palma, São João do Polêsine e Silveira Martins . O concerto, de caráter didático e interativo , foi cuidadosamente pensado para o público infanto-juvenil e apresentou, de forma acessível, os instrumentos, os compositores e as características das obras executadas. Além da apresentação da Orquestra Jovem Recanto Maestro, o projeto contou com intervenções dos professores Marcos Rangel (maestro convidado), Jade Schneider e Arianna Gutiérrez, que enriqueceram a experiência com explicações e interações com o público. O repertório destacou peças do compositor francês Georges Bizet , interpretadas pela orquestra em sua formação completa, proporcionando um momento de beleza e aprendizado para os estudantes. Mais do que uma apresentação, o projeto “Música para as Escolas” tem como proposta despertar o interesse dos jovens pela música clássica , promovendo o acesso à arte como forma de expressão, formação e enriquecimento cultural. A atividade foi realizada na sexta-feira, 27 de junho , no Recanto Maestro.

Conheça o Projeto Antonio Meneghetti Sobre… A coleção “Antonio Meneghetti sobre...” é mais do que um acervo literário — é um convite para mergulhar, de forma inédita, no pensamento do Acad. Prof. Antonio Meneghetti. Lançada como uma série de livros póstumos, a coleção organiza e sistematiza conteúdos extraídos diretamente de suas conferências e formações ao longo de décadas de atuação científica, pedagógica e filosófica. Com uma abordagem que não se limita à reprodução de sua vasta bibliografia — composta por mais de 50 livros, editoriais e artigos —, a coleção apresenta conteúdos inéditos , estruturados com curadoria temática e foco na aplicabilidade contemporânea de suas ideias. Cada capítulo é construído de forma independente, oferecendo flexibilidade ao leitor, além de notas com referências bibliográficas essenciais para quem deseja aprofundar seus estudos. O projeto vai além da publicação: envolve desde a seleção e organização do material, passando pela produção editorial até os eventos de lançamento , que conectam novos públicos ao legado de Meneghetti por meio de experiências formativas. Criada em 2016 com publicações em português, a coleção deu um importante passo em 2020 ao lançar suas primeiras edições bilíngues (português/italiano), ampliando o alcance internacional da obra e incentivando o estudo da língua italiana, parte intrínseca da identidade do autor. Com 15 volumes já publicados e o 16º em andamento , “Antonio Meneghetti sobre...” continua sendo uma ponte vital entre o pensamento do seu criador e as novas gerações — contribuindo com a educação humanista, o desenvolvimento da consciência e a prática da Ontopsicologia no mundo contemporâneo. “A coleção 'Antonio Meneghetti sobre...' é uma homenagem ao seu criador e, mais do que isso, é um instrumento vivo para o aprendizado, o diálogo e a construção de conhecimento, porque reafirma o compromisso de preservar e difundir um legado que transcende o tempo.” — Annalisa Cangelosi , coordenadora do projeto.