Invernada Adulta Recanto Maestro representou a FAM na 30º Fecobat no Município de São Vicente do Sul no último final e semana. A Invernada participou fazendo a abertura da Mostra Cultural Regional do evento.

A FAM acredita na importância da integração dos projetos com a comunidade e segue a disposição para levar alegria e cultura para a região!

Para saber mais sobre este e outros projetos FAM, acesse o site: https://www.fundacaoam.org.br/projetos/detalhes/30/coral-recanto-maestro


Por Fundação Antonio Meneghetti 1 de julho de 2025
A ação foi idealizada pelo projeto Despertando a Formação Inteligente , que identificou o potencial educativo da proposta e, em colaboração com o Projeto Cultivando o Saber Fazer , realizou uma intervenção com foco em atividades manuais e contato com a natureza. A atividade consistiu na criação de um jardim coletivo com as crianças , onde foi ensinado como funciona o processo de plantio. No entanto, o principal objetivo era promover uma interação lúdica , despertando nas crianças o prazer de trabalhar com as mãos e acompanhar o crescimento das plantas, de forma leve e educativa. O coordenador do projeto, Guilherme Bortoluzzi , compartilhou como foi a experiência com os alunos: “As crianças adoraram, todas interagiram super dispostas, estavam ansiosas para fazer as atividades. Então foram muito receptivas, aceitaram, participaram, se interessaram, perguntaram. As crianças estavam mais desinentes dessa atividade.” A iniciativa reforça a importância de conectar o aprendizado à prática e ao ambiente natural, proporcionando experiências significativas para o desenvolvimento integral das crianças.
Por Fundação Antonio Meneghetti 1 de julho de 2025
O Projeto Bolsa Identidade Jovem organizou a campanha “Visto a Identidade Jovem” , iniciativa que une solidariedade e protagonismo entre os estudantes. A proposta é simples, mas com grande impacto: ao receberem a camiseta do projeto — símbolo de pertencimento e identidade com as ações da Fundação — os alunos contribuem com a doação de materiais escolares , que serão destinados a escolas públicas da região. A ação reforça o compromisso com a valorização da educação básica , ao mesmo tempo, em que estimula o engajamento dos jovens em causas sociais. A entrega oficial dos materiais arrecadados está prevista para as próximas semanas, envolvendo os próprios alunos na entrega simbólica às instituições beneficiadas. Mais do que vestir uma camiseta, a campanha convida os jovens a vestirem a responsabilidade e o cuidado com o outro — pilares essenciais da formação cidadã que a Fundação busca promover. O evento foi realizado na quinta-feira, 26 de junho . O estudante Lorenzo Paludett também compartilhou sua experiência: “Participar da entrega das camisetas da Bolsa Identidade Jovem, para mim, foi algo muito importante pelo auxílio que a bolsa me dá diariamente, através da ajuda financeira, que, sem ela, eu e muitas pessoas não conseguem nos manter aqui no Recanto Maestro. Também pela troca de conhecimentos, através de suas atividades, que me fazem evoluir constantemente por meio das trocas de conhecimentos e reflexões que elas trazem para a minha vida. Conseguir ajudar crianças a melhorar sua vida através da educação é libertador. Esse incentivo, por meio da doação de materiais escolares promovida pela Bolsa Identidade Jovem, é muito importante e, com certeza, fará a diferença para muitas crianças, tornando o aprendizado delas mais fácil e estimulando-as a correrem atrás de seus sonhos.”
Por Fundação Antonio Meneghetti 1 de julho de 2025
O Projeto Bola pra Frente deu mais um passo importante no fortalecimento da formação esportiva e cidadã de crianças e adolescentes ao realizar a entrega oficial dos uniformes aos alunos participantes do núcleo de Pinhal Grande. A ação promove não apenas a padronização visual das equipes, mas simboliza o comprometimento com os valores educativos que norteiam o projeto — como disciplina, espírito de equipe, respeito e pertencimento. Com os novos uniformes, os jovens atletas passam a desenvolver as atividades com ainda mais motivação e integração . A entrega é fruto de uma parceria entre o Projeto Pinhal , a Secretaria Municipal de Pinhal Grande e a Fundação Antonio Meneghetti , que reforçam o compromisso com iniciativas que vão além do esporte, impactando diretamente a formação pessoal e social dos participantes. A ação foi realizada na quinta-feira, 26 de junho .
Por Fundação Antonio Meneghetti 30 de junho de 2025
A Orquestra Jovem Recanto Maestro (OJRM) deu início ao projeto piloto “Música para as Escolas” , uma iniciativa que visa aproximar estudantes da rede pública do universo da música de concerto, promovendo uma vivência artística e cultural significativa para crianças e adolescentes. A primeira edição aconteceu na sede da Orquestra e reuniu cerca de 200 alunos de 7 escolas públicas dos municípios de Nova Palma, São João do Polêsine e Silveira Martins . O concerto, de caráter didático e interativo , foi cuidadosamente pensado para o público infanto-juvenil e apresentou, de forma acessível, os instrumentos, os compositores e as características das obras executadas. Além da apresentação da Orquestra Jovem Recanto Maestro, o projeto contou com intervenções dos professores Marcos Rangel (maestro convidado), Jade Schneider e Arianna Gutiérrez, que enriqueceram a experiência com explicações e interações com o público. O repertório destacou peças do compositor francês Georges Bizet , interpretadas pela orquestra em sua formação completa, proporcionando um momento de beleza e aprendizado para os estudantes. Mais do que uma apresentação, o projeto “Música para as Escolas” tem como proposta despertar o interesse dos jovens pela música clássica , promovendo o acesso à arte como forma de expressão, formação e enriquecimento cultural. A atividade foi realizada na sexta-feira, 27 de junho , no Recanto Maestro.
Por Fundação Antonio Meneghetti 30 de junho de 2025
Conheça o Projeto Antonio Meneghetti Sobre… A coleção “Antonio Meneghetti sobre...” é mais do que um acervo literário — é um convite para mergulhar, de forma inédita, no pensamento do Acad. Prof. Antonio Meneghetti. Lançada como uma série de livros póstumos, a coleção organiza e sistematiza conteúdos extraídos diretamente de suas conferências e formações ao longo de décadas de atuação científica, pedagógica e filosófica. Com uma abordagem que não se limita à reprodução de sua vasta bibliografia — composta por mais de 50 livros, editoriais e artigos —, a coleção apresenta conteúdos inéditos , estruturados com curadoria temática e foco na aplicabilidade contemporânea de suas ideias. Cada capítulo é construído de forma independente, oferecendo flexibilidade ao leitor, além de notas com referências bibliográficas essenciais para quem deseja aprofundar seus estudos. O projeto vai além da publicação: envolve desde a seleção e organização do material, passando pela produção editorial até os eventos de lançamento , que conectam novos públicos ao legado de Meneghetti por meio de experiências formativas. Criada em 2016 com publicações em português, a coleção deu um importante passo em 2020 ao lançar suas primeiras edições bilíngues (português/italiano), ampliando o alcance internacional da obra e incentivando o estudo da língua italiana, parte intrínseca da identidade do autor. Com 15 volumes já publicados e o 16º em andamento , “Antonio Meneghetti sobre...” continua sendo uma ponte vital entre o pensamento do seu criador e as novas gerações — contribuindo com a educação humanista, o desenvolvimento da consciência e a prática da Ontopsicologia no mundo contemporâneo. “A coleção 'Antonio Meneghetti sobre...' é uma homenagem ao seu criador e, mais do que isso, é um instrumento vivo para o aprendizado, o diálogo e a construção de conhecimento, porque reafirma o compromisso de preservar e difundir um legado que transcende o tempo.” — Annalisa Cangelosi , coordenadora do projeto.
Por Fundação Antonio Meneghetti 24 de junho de 2025
Preservar é mais do que manter, é cuidar para que algo valioso atravesse o tempo, mantendo viva sua essência e significado. Com esse propósito, a Fundação Antonio Meneghetti mantém ativo o projeto Preservar para Perpetuar , uma iniciativa que se dedica a conservar e modernizar os espaços que representam o legado do Acadêmico Professor Antonio Meneghetti. Ao unir tradição e inovação, o projeto fortalece a identidade cultural e acadêmica do Recanto Maestro , restaurando estruturas, revitalizando ambientes e projetando o futuro com base na valorização do passado. Um dos marcos mais simbólicos dessa trajetória é a conclusão do prédio do InovAMF , ícone de avanço tecnológico e visão educativa. Colégio Antonio Meneghetti Em 2025, seguindo essa lógica de desenvolvimento contínuo e formação integral, celebramos um novo e importante capítulo: o lançamento oficial do Colégio Antonio Meneghetti – Formação Integral Humanista (Ensino Médio) . A cerimônia da Pedra Fundamental , realizada no dia 21 de maio de 2025 , foi um verdadeiro marco para o ecossistema educacional da região. O evento contou com a presença das secretárias de Educação dos municípios da Quarta Colônia e Região Central, além de prefeitos, vice-prefeitos, empresários, estudantes, professores e autoridades públicas. Uma demonstração de apoio coletivo a um projeto que nasce com a missão de formar jovens conscientes, saudáveis, cultos e preparados para o mundo. O Colégio Antonio Meneghetti será um espaço vivo de convivência, aprendizado, cidadania, cultura, esportes, bem-estar e sustentabilidade. Inserido no contexto do Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro , o Colégio amplia e fortalece a missão da Fundação Antonio Meneghetti e da Antonio Meneghetti Faculdade, que há 37 anos se dedicam à formação integral de pessoas. Aqui, o saber se constrói com amor pela ciência, pelo trabalho e pela vida — seguindo a lógica do life long learning , o aprendizado contínuo ao longo da existência. Formar pessoas inteligentes, éticas, responsáveis e realizadas continua sendo o propósito maior do Recanto Maestro.
Por Fundação Antonio Meneghetti 17 de junho de 2025
A 10ª edição do Code Race, hackaton do curso de Sistemas de Informação da AMF, reuniu nos dias 13 e 14 de junho 45 equipes e 215 participantes no auditório principal da Faculdade Antonio Meneghetti. Em 10 horas de competição, que se encerraram às 7h da manhã de sábado, os 39 times de estudantes e seis de profissionais tiveram que desenvolver uma solução digital para Inteligência Artificial Aplicada. Foram premiados os três primeiros lugares das duas categorias (estudantes e profissionais). Na categoria de equipes profissionais, o 1° lugar ficou com a equipe Chmod777 , o 2° lugar com a Forte Developers e o 3° lugar com a Zorgen . Já na categoria de equipes de estudantes, o 1° lugar foi conquistado pela equipe TecnoAMF , o 2° lugar pela Error 404: Name Not Found e o 3° lugar pela TechNitro . A maratona reuniu participantes tanto da AMF como de outras faculdades, ensino médio e técnico. Coordenador do Code Race, o professor Cristiano De Faveri destaca que a primeira edição contou com três alunos e hoje, uma década após, é uma referência na região. “O Code Race tem um grande valor como formação. Primeiro, porque o desafio precisa ser tecnicamente resolvido em um determinado tempo, é preciso entregar a solução e não apenas um protótipo; segundo, porque é incentivada a mescla das equipes, a multidisciplinaridade e variadas competências; e, terceiro, porque a construção é colaborativa e isso no meio empresarial tem um valor inestimável. Todos chegam na segunda energizados. Há briga, discussão, divergência, mas ao final todos convergem.” De Faveri afirma ainda que o evento, além de divulgar o trabalho dos estudantes, é uma grande vitrine para a captação de talentos, com a presença de “olheiros” do mercado. O 10º Code Race teve o patrocínio Diamante da Meta e Forte; Prata da Fundação Antonio Meneghetti, Antonio Meneghetti Faculdade, curso de Sistemas de Informação, Cange, Evolution IT e Moinho Sul; e Bronze da Defensive Secure, Hotel Recanto, Grupo Voalle, Andronik Labs, Pólux Net e Datum.
Por Fundação Antonio Meneghetti 16 de junho de 2025
Casa do Estudante: formação para a vida além da sala de aula O Projeto Casa do Estudante é uma iniciativa da Fundação Antonio Meneghetti que oferece acolhimento e estrutura completa para jovens de outras cidades que desejam estudar e trabalhar na região do Recanto Maestro. Mais do que moradia, o projeto proporciona um ambiente que integra aprendizado, convivência e desenvolvimento pessoal. São dois prédios — um masculino e outro feminino — situados junto à Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), além da Casa do Estudante Extensão, localizada no Condomínio Residencial Recanto Maestro. Cada espaço é pensado para promover a autonomia, o senso de responsabilidade e a vivência em comunidade. Com base em um método pedagógico-educativo, os moradores são incentivados a cuidar dos ambientes em que vivem. A organização do espaço — desde a limpeza dos quartos até o zelo pelas áreas comuns — faz parte do processo de desenvolvimento de habilidades práticas e comportamentais importantes para a vida adulta. Como explica Alessandra Xavier: “A gente tem um conceito na Ontopsicologia que é o mericismo cotidiano, ou seja, fazendo as pequenas coisas, como, por exemplo, fazer a própria cama, arrumar as coisas da casa, ter uma ordem não só na Casa do Estudante, mas ela também reflete na nossa vida.” Os próprios moradores relatam os impactos positivos da experiência. Richard Matge compartilha: “No início, eu pensei que poderia ser um pouco desafiador e tudo mais, mas acabou que foi se desenvolvendo de uma forma muito fluida. Foi, na verdade, bom para o meu desenvolvimento, tanto em habilidades organizacionais, em ter que dividir espaços, em ter que organizar tudo certinho.” Já Emili Cappa destaca o sentimento de pertencimento desde o primeiro contato com o local: “Eu fui conhecer a casa do estudante e quando eu conheci aquele lugar eu já sabia que ia ser ali que eu ia morar.” A Casa do Estudante reafirma, assim, seu papel como um espaço de formação integral, onde viver com outros jovens se torna também uma forma de aprender, crescer e construir bases sólidas para o futuro.
Por Fundação Antonio Meneghetti 16 de junho de 2025
Ação educativa reúne projetos da Fundação Antonio Meneghetti para conscientizar alunos sobre sustentabilidade e alimentação saudável. Dando continuidade às atividades do Oikos Summit: Inteligência Sustentável , o mascote Oikinhos esteve presente na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari, reforçando o compromisso da Fundação Antonio Meneghetti com a educação ambiental desde os primeiros anos escolares. A ação foi realizada em conjunto com três projetos da Fundação: Despertando a Formação Inteligente por meio da Leitura , Cultivando o Saber Fazer , Coleção Fanciullo e Oikos Coleta Seletiva  . As atividades integradas tiveram como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância da separação correta dos resíduos sólidos. Durante a programação, os projetos apresentaram uma narrativa lúdica que abordou de forma didática e criativa a temática do descarte consciente do lixo. Ao final, os alunos foram presenteados com uma cesta de frutas e hortaliças colhidas diretamente da horta do projeto Cultivando o Saber Fazer , promovendo ainda mais o vínculo entre sustentabilidade, alimentação saudável e práticas pedagógicas. A atividade foi realizada na sexta-feira, 13 de junho, e faz parte da agenda de ações da Fundação Antonio Meneghetti em celebração ao Mês do Meio Ambiente.
Por Fundação Antonio Meneghetti 10 de junho de 2025
Performance garante a participação no 27º Encontro de Violoncelos do RS A Orquestra Jovem Recanto Maestro conquistou mais três prêmios. As alunas Isabela Lopes Penna, 10 anos, Maria Renata Berger, 17, e Esther Radiske, 18, ganharam os três primeiros lugares nas categorias A, B e C do 7º Concurso Jovem Violoncelista Solista do RS Jean-Jacques Pagnot. A performance no evento, que aconteceu no dia 7 de junho e foi promovido pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), habilita as três jovens musicistas a se apresentar no 27º Encontro de Violoncelos do RS, de 30 de junho a 4 de julho, também em Porto Alegre. O concurso, aberto para participantes de até 30 anos, foi dividido em categorias em função da complexidade do repertório, sendo a C a mais complexa. Entre os objetivos do certame, destacam-se o incentivo ao estudo individual e sério do violoncelo aos jovens que moram no Estado e a descoberta de novos talentos. Para o coordenador-executivo da OJRM, Michael Fragomeni Penna, o reconhecimento, além de reafirmar o talento e o desenvolvimento artístico das musicistas da OJRM, tem um valor ainda maior: “Foi muito bom participar deste evento, principalmente porque o júri era muito qualificado, formado por profissionais reconhecidos em todo o Brasil pelo apuro técnico e pela seriedade.” Michael destaca que as premiações na UFRGS, assim como as ocorridas no Concorso Musicale Internazionale do Comitato Civico Lizori, na Itália, em maio, são um grande incentivo para que os jovens continuem aperfeiçoando sua formação e se dedicando aos estudos.
Show More