Evento contou com diversas participações. Programação segue

durante todo mês de junho


O Dia Mundial do Meio Ambiente marcou o lançamento do Oikos Summit: Inteligência Sustentável. O evento no dia 5 de junho aconteceu no auditório da Faculdade Antonio Meneghetti, reunindo comunidade, participantes dos projetos da Fundação Antonio Meneghetti (FAM), acadêmicos e professores. O encontro teve diversas participações, com passagens do projeto Cultivando O Saber Fazer, depoimentos de vencedores do edital Formar para Transformar, entre outros temas.


 Responsável por apresentar a temática Dia da Sustentabilidade: O Poder de Plantar uma Flor, o coordenador do Cultivando Flores, Guilherme Bortoluzzi, destacou a importância de se fazer as pequenas coisas do cotidiano, associando a rega de uma planta como o regar a si mesmo. “A sustentabilidade, em essência, é isso. É a consciência de que cada atitude nossa deixa uma marca. Que o que fazemos hoje repercute amanhã — no solo, na água, no ar, nas próximas gerações.”


Curadora Estratégica da FAM, a Sra. Any Regina Rothmann comemorou o Oikos Summit: “Eu fico muito feliz quando ouço os meus coordenadores falarem desse modo profundo, simples e verdadeiro hoje. Ou seja, um repolho, uma couve-flor, não é só uma horta — isso é gente. Vivendo melhor. Comendo melhor. Comendo de verdade. Isso é sustentabilidade ambiental, também.”


 Na noite, foi lançada nova edição da Coleção Fanciullo – Um Passeio com Gregório: Lições Ambientais — uma publicação que valoriza a infância, a cultura e a formação humanista, reforçando o olhar para o meio ambiente e a vida em sociedade. Também foi apresentada a trajetória do projeto Oikos, que iniciou como um trabalho da turma de MBA, idealizado pelo Patrono Antonio Meneghetti em 2008.


“É uma responsabilidade a gente estar aqui hoje, falando um pouco desse projeto que já tem 17 anos, falando sobre coleta seletiva”, afirmou a coordenadora do Oikos, Monique Gularte.


Palestrante do evento, o engenheiro ambiental português Tiago Lago abordou temas super relevantes, como a problemática do lixo no Brasil, coleta seletiva e justiça social. “O que nós fazemos no dia a dia reflete em outras partes do mundo e o Recanto Maestro tem um potencial enorme de realizar projetos maravilhosos. Se alguma vez duvidarem de que uma pessoa faz a diferença, pensem, por exemplo, em Martin Luther King, que foi um mero cidadão americano.”

  

 Formar para Transformar

Um dos pontos altos do Oikos Summit foi a apresentação de três projetos do edital Formar para Transformar com foco em Educação Ambiental. Foram eles:

  • Projeto Educação Ambiental: Mundo Mais Limpo, que impactou 135 alunos da Escola Estadual de Educação Básica Professor Willy Roos;
  •  Projeto Quiosque Literário, que impactou 65 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Simões Pires;
  • Projeto Equipando a Cozinha em Saúde: Capacitação para Alimentação Saudável em Comunidades Vulneráveis, que impactou 100 pessoas da comunidade escolar da instituição Horto Municipal de Faxinal do Soturno, com apoio do Instituto Renascer.


Por Fundação Antonio Meneghetti 23 de julho de 2025
Projeto Bola pra Frente promove palestra com o goleiro Dionata Scarzi
Por Fundação Antonio Meneghetti 16 de julho de 2025
FormAção com colaboradores da Fundação Antonio Meneghetti, Faculdade Antonio Meneghetti e ABO 
Por Fundação Antonio Meneghetti 14 de julho de 2025
Projeto Despertar realiza mostra de iniciação científica
Por Fundação Antonio Meneghetti 10 de julho de 2025
São Paulo será palco da próxima edição da FOIL Brasil 
Por Fundação Antonio Meneghetti 10 de julho de 2025
O projeto Bola Pra Frente participou de um momento muito especial: o evento de encerramento do módulo Carreira e Estilo de Vida II, do curso de Bacharelado em Ontopsicologia, conduzido pela Sra. Any Rothmann. A atividade teve como foco o livro “Aos Novos Líderes do Futuro” , da Coleção Antonio Meneghetti sobre...  Cada aluno do módulo ficou responsável por apresentar um capítulo da obra. O tema “Formação à Responsabilidade” , trabalhado por nossa professora interdisciplinar — que também é aluna do bacharelado — foi o ponto de partida para a participação das alunas do projeto no evento. Antes da cerimônia, os convidados — entre eles, alunas do projeto, uma professora técnica de Educação Física e a secretária de Educação do município de Pinhal Grande — foram recepcionados com um tour especial pela Faculdade Antonio Meneghetti , onde puderam conhecer as estruturas, os cursos e a proposta educacional da instituição. Um verdadeiro amplificador de horizontes, que despertou novos sonhos e possibilidades para o futuro desses jovens. A atividade foi idealizada como uma oportunidade de ampliar os vínculos entre o projeto, a formação acadêmica e a comunidade, reforçando na prática como educação, esporte e responsabilidade social se complementam na construção de uma juventude protagonista e consciente. Seguimos firmes no nosso propósito: formação através do esporte, formando cidadãos conscientes, protagonistas e com visão de futuro! 01 de julho de 2025.
Por Fundação Antonio Meneghetti 10 de julho de 2025
Projeto Recriar premia estudantes participantes do desafio “Meu Pequeno Cientista”
Por Fundação Antonio Meneghetti 1 de julho de 2025
Crianças participam de atividade lúdica de plantio em ação conjunta entre projetos da Fundação
Por Fundação Antonio Meneghetti 1 de julho de 2025
Campanha “Visto a Identidade Jovem” une solidariedade e protagonismo estudantil
Por Fundação Antonio Meneghetti 1 de julho de 2025
Projeto Bola pra Frente realiza entrega oficial de uniformes em Pinhal Grande
Por Fundação Antonio Meneghetti 30 de junho de 2025
A Orquestra Jovem Recanto Maestro (OJRM) deu início ao projeto piloto “Música para as Escolas” , uma iniciativa que visa aproximar estudantes da rede pública do universo da música de concerto, promovendo uma vivência artística e cultural significativa para crianças e adolescentes. A primeira edição aconteceu na sede da Orquestra e reuniu cerca de 200 alunos de 7 escolas públicas dos municípios de Nova Palma, São João do Polêsine e Silveira Martins . O concerto, de caráter didático e interativo , foi cuidadosamente pensado para o público infanto-juvenil e apresentou, de forma acessível, os instrumentos, os compositores e as características das obras executadas. Além da apresentação da Orquestra Jovem Recanto Maestro, o projeto contou com intervenções dos professores Marcos Rangel (maestro convidado), Jade Schneider e Arianna Gutiérrez, que enriqueceram a experiência com explicações e interações com o público. O repertório destacou peças do compositor francês Georges Bizet , interpretadas pela orquestra em sua formação completa, proporcionando um momento de beleza e aprendizado para os estudantes. Mais do que uma apresentação, o projeto “Música para as Escolas” tem como proposta despertar o interesse dos jovens pela música clássica , promovendo o acesso à arte como forma de expressão, formação e enriquecimento cultural. A atividade foi realizada na sexta-feira, 27 de junho , no Recanto Maestro.
Show More