
A Orquestra Jovem Recanto Maestro (OJRM) deu início ao projeto piloto “Música para as Escolas”, uma iniciativa que visa aproximar estudantes da rede pública do universo da música de concerto, promovendo uma vivência artística e cultural significativa para crianças e adolescentes.
A primeira edição aconteceu na sede da Orquestra e reuniu cerca de 200 alunos de 7 escolas públicas dos municípios de Nova Palma, São João do Polêsine e Silveira Martins. O concerto, de caráter didático e interativo, foi cuidadosamente pensado para o público infanto-juvenil e apresentou, de forma acessível, os instrumentos, os compositores e as características das obras executadas.
Além da apresentação da Orquestra Jovem Recanto Maestro, o projeto contou com intervenções dos professores Marcos Rangel (maestro convidado), Jade Schneider e Arianna Gutiérrez, que enriqueceram a experiência com explicações e interações com o público.
O repertório destacou peças do compositor francês Georges Bizet, interpretadas pela orquestra em sua formação completa, proporcionando um momento de beleza e aprendizado para os estudantes.
Mais do que uma apresentação, o projeto “Música para as Escolas” tem como proposta despertar o interesse dos jovens pela música clássica, promovendo o acesso à arte como forma de expressão, formação e enriquecimento cultural.
A atividade foi realizada na sexta-feira, 27 de junho, no Recanto Maestro.