
Durante toda a semana passada a Fundação Antonio Meneghetti com o Projeto Oikos realizou diversas atividades celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente em diversas escolas em que o projeto está inserido.
Como exemplo, os alunos confeccionaram telas com o tema “natureza”, onde desenharam e pintaram a natureza e o meio ambiente da forma como elas a veem. Além disso, realizaram atividades de dobradura em papel e tiveram um precioso contato com a natureza na construção de pequenos terrários e no cuidado com os espaço das hortas.

O projeto Bola Pra Frente participou de um momento muito especial: o evento de encerramento do módulo Carreira e Estilo de Vida II, do curso de Bacharelado em Ontopsicologia, conduzido pela Sra. Any Rothmann. A atividade teve como foco o livro “Aos Novos Líderes do Futuro” , da Coleção Antonio Meneghetti sobre... Cada aluno do módulo ficou responsável por apresentar um capítulo da obra. O tema “Formação à Responsabilidade” , trabalhado por nossa professora interdisciplinar — que também é aluna do bacharelado — foi o ponto de partida para a participação das alunas do projeto no evento. Antes da cerimônia, os convidados — entre eles, alunas do projeto, uma professora técnica de Educação Física e a secretária de Educação do município de Pinhal Grande — foram recepcionados com um tour especial pela Faculdade Antonio Meneghetti , onde puderam conhecer as estruturas, os cursos e a proposta educacional da instituição. Um verdadeiro amplificador de horizontes, que despertou novos sonhos e possibilidades para o futuro desses jovens. A atividade foi idealizada como uma oportunidade de ampliar os vínculos entre o projeto, a formação acadêmica e a comunidade, reforçando na prática como educação, esporte e responsabilidade social se complementam na construção de uma juventude protagonista e consciente. Seguimos firmes no nosso propósito: formação através do esporte, formando cidadãos conscientes, protagonistas e com visão de futuro! 01 de julho de 2025.

A Orquestra Jovem Recanto Maestro (OJRM) deu início ao projeto piloto “Música para as Escolas” , uma iniciativa que visa aproximar estudantes da rede pública do universo da música de concerto, promovendo uma vivência artística e cultural significativa para crianças e adolescentes. A primeira edição aconteceu na sede da Orquestra e reuniu cerca de 200 alunos de 7 escolas públicas dos municípios de Nova Palma, São João do Polêsine e Silveira Martins . O concerto, de caráter didático e interativo , foi cuidadosamente pensado para o público infanto-juvenil e apresentou, de forma acessível, os instrumentos, os compositores e as características das obras executadas. Além da apresentação da Orquestra Jovem Recanto Maestro, o projeto contou com intervenções dos professores Marcos Rangel (maestro convidado), Jade Schneider e Arianna Gutiérrez, que enriqueceram a experiência com explicações e interações com o público. O repertório destacou peças do compositor francês Georges Bizet , interpretadas pela orquestra em sua formação completa, proporcionando um momento de beleza e aprendizado para os estudantes. Mais do que uma apresentação, o projeto “Música para as Escolas” tem como proposta despertar o interesse dos jovens pela música clássica , promovendo o acesso à arte como forma de expressão, formação e enriquecimento cultural. A atividade foi realizada na sexta-feira, 27 de junho , no Recanto Maestro.

Conheça o Projeto Antonio Meneghetti Sobre… A coleção “Antonio Meneghetti sobre...” é mais do que um acervo literário — é um convite para mergulhar, de forma inédita, no pensamento do Acad. Prof. Antonio Meneghetti. Lançada como uma série de livros póstumos, a coleção organiza e sistematiza conteúdos extraídos diretamente de suas conferências e formações ao longo de décadas de atuação científica, pedagógica e filosófica. Com uma abordagem que não se limita à reprodução de sua vasta bibliografia — composta por mais de 50 livros, editoriais e artigos —, a coleção apresenta conteúdos inéditos , estruturados com curadoria temática e foco na aplicabilidade contemporânea de suas ideias. Cada capítulo é construído de forma independente, oferecendo flexibilidade ao leitor, além de notas com referências bibliográficas essenciais para quem deseja aprofundar seus estudos. O projeto vai além da publicação: envolve desde a seleção e organização do material, passando pela produção editorial até os eventos de lançamento , que conectam novos públicos ao legado de Meneghetti por meio de experiências formativas. Criada em 2016 com publicações em português, a coleção deu um importante passo em 2020 ao lançar suas primeiras edições bilíngues (português/italiano), ampliando o alcance internacional da obra e incentivando o estudo da língua italiana, parte intrínseca da identidade do autor. Com 15 volumes já publicados e o 16º em andamento , “Antonio Meneghetti sobre...” continua sendo uma ponte vital entre o pensamento do seu criador e as novas gerações — contribuindo com a educação humanista, o desenvolvimento da consciência e a prática da Ontopsicologia no mundo contemporâneo. “A coleção 'Antonio Meneghetti sobre...' é uma homenagem ao seu criador e, mais do que isso, é um instrumento vivo para o aprendizado, o diálogo e a construção de conhecimento, porque reafirma o compromisso de preservar e difundir um legado que transcende o tempo.” — Annalisa Cangelosi , coordenadora do projeto.