
A viagem internacional para a Itália e França, promovida pela Antonio Meneghetti Faculdade e pela Fundação Antonio Meneghetti, ofereceu uma profunda vivência cultural e intelectual. Breno Prado da Silva, egresso do curso de Ontopsicologia, destaca como ponto alto da viagem as experiências estéticas intensas em Florença e no Museu do Louvre, locais que ampliaram sua percepção da beleza e da arte.
“Florença e o Louvre foram os momentos mais marcantes para mim. A estética das ruas, a arquitetura, as esculturas ao ar livre e a vivência dos museus geraram um bem-estar profundo. No Louvre, tivemos ainda a leitura da obra O Louvre em Casa, do professor Antonio Meneghetti, que nos abriu uma chave de leitura mais sensível e profunda sobre a arte. A beleza materializada nesses espaços me impactou profundamente.”
Ao vivenciar a cultura europeia, Breno destaca o quanto é possível aprender observando diferentes modos de vida. “Com os italianos, aprendemos sobre um estilo mais natural e orgânico, e com os franceses, uma lógica econômica mais acentuada. São formas distintas de ver e agir no mundo, e cada uma oferece algo que podemos incorporar à nossa própria forma de viver.”
Para ele, a viagem deixou aprendizados duradouros: “Voltei com sede da arte do belo. Também percebi o valor de um modo de ser mais orgânico, que proporciona bem-estar real. E entendi que, para tornar tudo isso concreto, é necessária uma lógica econômica — a beleza e a saúde só se tornam reais quando são materializadas.”
Durante o Symposium Internacional, realizado na sede da UNESCO, em Paris, Breno sentiu o impacto de estar entre pessoas de diferentes culturas: “Foi uma grande ocasião, marcada por cordialidade e diplomacia. Sair da limitação de ser apenas brasileiro e ampliar para a visão de ser humano foi essencial. Quero ser alguém que constrói segundo a arte do belo, com organicidade e naturalidade, orientado pela Ontopsicologia — uma ciência magna.”









