
A ação foi idealizada pelo projeto Despertando a Formação Inteligente, que identificou o potencial educativo da proposta e, em colaboração com o Projeto Cultivando o Saber Fazer, realizou uma intervenção com foco em atividades manuais e contato com a natureza.
A atividade consistiu na criação de um jardim coletivo com as crianças, onde foi ensinado como funciona o processo de plantio. No entanto, o principal objetivo era promover uma interação lúdica, despertando nas crianças o prazer de trabalhar com as mãos e acompanhar o crescimento das plantas, de forma leve e educativa.
O coordenador do projeto, Guilherme Bortoluzzi, compartilhou como foi a experiência com os alunos:
“As crianças adoraram, todas interagiram super dispostas, estavam ansiosas para fazer as atividades. Então foram muito receptivas, aceitaram, participaram, se interessaram, perguntaram. As crianças estavam mais desinentes dessa atividade.”
A iniciativa reforça a importância de conectar o aprendizado à prática e ao ambiente natural, proporcionando experiências significativas para o desenvolvimento integral das crianças.