Projeto Jovem e Tecnologia capacita professores tutores e colaboradores

A equipe do Projeto Jovem e Tecnologia (JET) participou no início de agosto de formações voltadas ao alinhamento metodológico e à capacitação técnica e pedagógica dos professores tutores e colaboradores que atuarão diretamente com os estudantes.
O foco principal esteve no domínio da metodologia hands-on, que valoriza a participação ativa dos alunos por meio de desafios reais e estratégias de ensino práticas. Além disso, os participantes se familiarizaram com os conteúdos programáticos do projeto, que vão do Arduino a recursos avançados como Inteligência Artificial, JavaScript e Python.
As formações também abordaram práticas pedagógicas inovadoras, com ênfase no desenvolvimento do pensamento crítico, colaboração, resolução de problemas e na condução de projetos reais no contexto escolar. Outro ponto central foi a preparação para atuação em sala, incluindo orientações sobre o papel do tutor, a condução de grupos e o planejamento dos aulões e encontros presenciais.
Segundo o coordenador do JET, Felipe Becker, esse momento é essencial para o aprimoramento técnico e para o desenvolvimento de habilidades de mentoria, liderança de grupos, comunicação e gestão de projetos educacionais. “Nós estamos realizando uma capacitação em Arduino, no qual alguns alunos já tinham um conhecimento; outros estão vendo pela primeira vez. A ideia é que a partir dessa capacitação eles estejam preparados e possam replicar esse conhecimento nas escolas.”
A conexão entre as formações e os aulões — momentos de imersão e integração entre os participantes — é direta: as práticas e metodologias trabalhadas agora servirão de base para tornar os encontros mais relevantes. A expectativa é que os tutores saiam preparados para incentivar o protagonismo juvenil, estimular a resolução de problemas reais por meio da tecnologia e transformar os conteúdos em experiências significativas para os estudantes.