O que estamos fazendo pelos nossos jovens? Pergunta o Acad. Prof. Antonio Meneghetti em um dos vídeos apresentados durante o II Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável, realizado dias 23 e 24 de setembro na Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), no campus Recanto Maestro, na divisa entre São João do Polêsine e Restinga Sêca (RS). Os palestrantes presentes e autores de trabalhos e práticas que apresentaram-se nas salas de conferência pareciam buscar tais respostas. Entre personalidades advindas do Japão, Letônia, Rússia, Itália, Ucrânia e Brasil, estavam empresários, acadêmicos e jovens profissionais. As falas propuseram medidas práticas para uma educação que atenda as necessidades da sociedade do amanhã.

Ao todo, cerca de 1,1 mil pessoas estiveram presentes nos dois dias do Congresso, sendo 160 os pesquisadores que inscreveram trabalhos entre comunicação oral, banner e relato de experiência. Seis desses participantes foram premiados, dois em cada categoria, com prêmios que foram R$ 8 mil a R$ 2,5 mil (confira abaixo a lista dos ganhadores). Esse valor deverá agora contribuir para a continuidade dos projetos apresentados por esses participantes, como já foi o caso no I Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”, do qual alguns ganhadores estiveram presentes novamente nesta segunda edição como apresentadores.

Entre os palestrantes destaque estiveram o Prof. Dr. Noriyuki Ueda, Reitor do Centro de Artes Liberais e da Escola de Graduação em Ciência e Tecnologias da Decisão do Instituto de Tecnologia de Tokyo; a Presidente e fundadora da Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, e o filósofo, pedagogo e ontopsicólogo brasileiro, Membro do Conselho Deliberativo da Fundação Antonio Meneghetti, Prof. Dr. Alécio Vidor; o filósofo, professor e consultor, Josemar Soares; o vice-presidente do Grupo Meta, conselheiro da Fundação Antonio Meneghetti e gestor da FOIL Brasil, Wesley Lacerda; o vice-presidente do Grupo Meta, conselheiro da Fundação Antonio Meneghetti e Diretor Artístico da Associação OntoArte, Claudio Carrara; o presidente da Calçados Beira Rio e presidente da Fundação Antonio Meneghetti, Roberto Argenta; o Coordenador de Formação Empresarial e Liderança da AMF e Editor da Revista Performance Líder, Ricardo Schaefer e representantes da Associação de Língua e Litratura Russa.

Segundo o Professor Noriyuki Ueda, a combinação entre criatividade, humanidade e socialidade podem ser a resposta para essa difícil pergunta. É com esses três pilares e tendo o conceito de ambição como guia que ele tem restaurado o ensino de Ciências Exatas em uma das principais e mais renomadas instituições de ensino superior do Japão. A ambição para crescer, a motivação para buscar uma educação contínua e a humanidade para exerctiar a própria capacidade de empatia e colocar-se no lugar do próximo ao prestart um serviço esteve, de certo modo, presente nos discursos de muitos palestrantes. Os palestrantes mais jovens deram destaque à importância do trabalho como ocasião para aprendizado, como escola de vida.

Em termos de atividades artísticas e culturais, o Congresso apresentou, na sexta-feira, a estreia mundial da obra Divina Comédia: cantata, composição criada pelo compositor gaúcho Vagner Cunha inspirada sobre o primeiro canto do Paraíso, uma das três partes da obra Divina Comédia, de Dante Alighieri. A apresentação foi

interpretada pelos músicos da Camerata OntoArte Recanto Maestro e do Coral Presto com regência de Antonio Borges-Cunha, diretor artístico da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. No sábado, foi a vez das apresentações do Coral Recanto Maestro; da Invernada Adulta Recanto Maestro; e da Orquestra Jovem Recanto Maestro.

A próxima edição do Congresso “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável” está prevista para 2018. Em 2017, será realizado um simpósio preparatório para o evento.

 

Um pouco de história - Mantendo a tradição de 28 anos como um centro educacional que atua a partir da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul para o mundo, o Recanto Maestro sediou, em 2014, o I Congresso “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”. Na ocasião, estiveram presentes 1123 pessoas e foram premiados 25 casos práticos de aplicação pedagógica de sucesso – visando auxiliar tecnologias sociais educacionais bem sucedidas de todo o país. O evento contou com a participação de entidades como Fundação Lemann, Instituto Gol de Letra, Fundação Bradesco, Escola SESC de Ensino Médio, Projeto Guri, UNDIME RS e com palestrantes como o Prof. Dr. Pedro Demo, Prof. Dr. Alécio Vidor e Prof. Dr. Içami Tiba. O I Congresso apoiou movimentos da Organização das Nações Unidas, como o Pacto Global, PRIME e Impacto Acadêmico; além de ser organizado para auxiliar o Brasil no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, hoje sucedidos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Saiba mais: www.fundacaoam.org.br/congresso2016

 

 

Resultados do Concurso Cultural

 

Comunicação Oral

 

Primeiro lugar) Rafael Lorentz – “A arquitetura como ferramenta de construção da cidadania”

 

Segundo lugar) Eloy Dermachi Teixeira e Patrícia Wazlawick – “A relação entre responsabilidade, autonomia e abordagem profunda no estudo: um estudo com ingressantes universitários da Antonio Meneghetti Faculdade”

 

Relato de Experiência

 

Primeiro lugar) Thayse Smek Uberna – “Natureza e arte: uma experiência de cidadania na educação infantile”

 

Segundo lugar) Janine Coelho Ouriques, Ariel Ramos, Luana Ramos, Patrícia Salles, André Menezaes – “Casa dos estudantes da AMF – uma proposta de gestão para a construção da cidadania: Pedagogia do Fazer”

 

Banner

 

Primeiro lugar) Shaiane Bitencourt, Estela Maris Giordani, Gabriela Mombelli – “Aprendizado da pedagogia ontopsicológica na educação de pais e professores”

 

Segundo lugar) Patrícia Gabriela Billa Sales, Janine Coelho Ouriques – “O caminho para identidade”


Por Fundação Antonio Meneghetti 16 de julho de 2025
FormAção com colaboradores da Fundação Antonio Meneghetti, Faculdade Antonio Meneghetti e ABO 
Por Fundação Antonio Meneghetti 14 de julho de 2025
Projeto Despertar realiza mostra de iniciação científica
Por Fundação Antonio Meneghetti 10 de julho de 2025
São Paulo será palco da próxima edição da FOIL Brasil 
Por Fundação Antonio Meneghetti 10 de julho de 2025
O projeto Bola Pra Frente participou de um momento muito especial: o evento de encerramento do módulo Carreira e Estilo de Vida II, do curso de Bacharelado em Ontopsicologia, conduzido pela Sra. Any Rothmann. A atividade teve como foco o livro “Aos Novos Líderes do Futuro” , da Coleção Antonio Meneghetti sobre...  Cada aluno do módulo ficou responsável por apresentar um capítulo da obra. O tema “Formação à Responsabilidade” , trabalhado por nossa professora interdisciplinar — que também é aluna do bacharelado — foi o ponto de partida para a participação das alunas do projeto no evento. Antes da cerimônia, os convidados — entre eles, alunas do projeto, uma professora técnica de Educação Física e a secretária de Educação do município de Pinhal Grande — foram recepcionados com um tour especial pela Faculdade Antonio Meneghetti , onde puderam conhecer as estruturas, os cursos e a proposta educacional da instituição. Um verdadeiro amplificador de horizontes, que despertou novos sonhos e possibilidades para o futuro desses jovens. A atividade foi idealizada como uma oportunidade de ampliar os vínculos entre o projeto, a formação acadêmica e a comunidade, reforçando na prática como educação, esporte e responsabilidade social se complementam na construção de uma juventude protagonista e consciente. Seguimos firmes no nosso propósito: formação através do esporte, formando cidadãos conscientes, protagonistas e com visão de futuro! 01 de julho de 2025.
Por Fundação Antonio Meneghetti 10 de julho de 2025
Projeto Recriar premia estudantes participantes do desafio “Meu Pequeno Cientista”
Por Fundação Antonio Meneghetti 1 de julho de 2025
Crianças participam de atividade lúdica de plantio em ação conjunta entre projetos da Fundação
Por Fundação Antonio Meneghetti 1 de julho de 2025
Campanha “Visto a Identidade Jovem” une solidariedade e protagonismo estudantil
Por Fundação Antonio Meneghetti 1 de julho de 2025
Projeto Bola pra Frente realiza entrega oficial de uniformes em Pinhal Grande
Por Fundação Antonio Meneghetti 30 de junho de 2025
A Orquestra Jovem Recanto Maestro (OJRM) deu início ao projeto piloto “Música para as Escolas” , uma iniciativa que visa aproximar estudantes da rede pública do universo da música de concerto, promovendo uma vivência artística e cultural significativa para crianças e adolescentes. A primeira edição aconteceu na sede da Orquestra e reuniu cerca de 200 alunos de 7 escolas públicas dos municípios de Nova Palma, São João do Polêsine e Silveira Martins . O concerto, de caráter didático e interativo , foi cuidadosamente pensado para o público infanto-juvenil e apresentou, de forma acessível, os instrumentos, os compositores e as características das obras executadas. Além da apresentação da Orquestra Jovem Recanto Maestro, o projeto contou com intervenções dos professores Marcos Rangel (maestro convidado), Jade Schneider e Arianna Gutiérrez, que enriqueceram a experiência com explicações e interações com o público. O repertório destacou peças do compositor francês Georges Bizet , interpretadas pela orquestra em sua formação completa, proporcionando um momento de beleza e aprendizado para os estudantes. Mais do que uma apresentação, o projeto “Música para as Escolas” tem como proposta despertar o interesse dos jovens pela música clássica , promovendo o acesso à arte como forma de expressão, formação e enriquecimento cultural. A atividade foi realizada na sexta-feira, 27 de junho , no Recanto Maestro.
Por Fundação Antonio Meneghetti 30 de junho de 2025
Conheça o Projeto Antonio Meneghetti Sobre… A coleção “Antonio Meneghetti sobre...” é mais do que um acervo literário — é um convite para mergulhar, de forma inédita, no pensamento do Acad. Prof. Antonio Meneghetti. Lançada como uma série de livros póstumos, a coleção organiza e sistematiza conteúdos extraídos diretamente de suas conferências e formações ao longo de décadas de atuação científica, pedagógica e filosófica. Com uma abordagem que não se limita à reprodução de sua vasta bibliografia — composta por mais de 50 livros, editoriais e artigos —, a coleção apresenta conteúdos inéditos , estruturados com curadoria temática e foco na aplicabilidade contemporânea de suas ideias. Cada capítulo é construído de forma independente, oferecendo flexibilidade ao leitor, além de notas com referências bibliográficas essenciais para quem deseja aprofundar seus estudos. O projeto vai além da publicação: envolve desde a seleção e organização do material, passando pela produção editorial até os eventos de lançamento , que conectam novos públicos ao legado de Meneghetti por meio de experiências formativas. Criada em 2016 com publicações em português, a coleção deu um importante passo em 2020 ao lançar suas primeiras edições bilíngues (português/italiano), ampliando o alcance internacional da obra e incentivando o estudo da língua italiana, parte intrínseca da identidade do autor. Com 15 volumes já publicados e o 16º em andamento , “Antonio Meneghetti sobre...” continua sendo uma ponte vital entre o pensamento do seu criador e as novas gerações — contribuindo com a educação humanista, o desenvolvimento da consciência e a prática da Ontopsicologia no mundo contemporâneo. “A coleção 'Antonio Meneghetti sobre...' é uma homenagem ao seu criador e, mais do que isso, é um instrumento vivo para o aprendizado, o diálogo e a construção de conhecimento, porque reafirma o compromisso de preservar e difundir um legado que transcende o tempo.” — Annalisa Cangelosi , coordenadora do projeto.
Show More