
Entre os dias 28 de janeiro e 7 de fevereiro, os alunos da Orquestra Jovem Recanto Maestro iniciaram a Residência Musical de Verão 2016, período de dez dias em que, aproveitando as férias escolares, os estudantes hospedam-se no Recanto Maestro, participando de atividades intensivas para ensino da música, e vivenciando dias de programação educativa desenvolvida para o período. O principal objetivo da Residência é aumentar a frequência e a intensidade das aulas e ensaios musicais, visando a preparação para o concerto de encerramento da Residência, que ocorreu no dia 07 de fevereiro.
Na oportunidade, os alunos apresentaram um reportório com músicas inéditas, compostas pelo compositor gaúcho Vagner Cunha. Durante o período de dez dias, foi promovido o aperfeiçoamento técnico dos alunos, nas aulas técnicas de cada um dos quatro instrumentos (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), e aulas de teoria musical, essencial para todos os instrumentos musicais. A integração entre eles se dá por meio de momentos de atividades esportivas e de lazer. A Residência contou, neste ano, com 3 professores convidados, sendo um deles um convidado internacional, o professor Michel Boris Zaitzeff, violinista francês.
No dia 07, o concerto de encerramento reuniu familiares dos estudantes, comunidade acadêmica da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) e comunidade em geral no auditório principal da AMF. Sob o comando do maestro Antonio Carlos Borges-Cunha, que também é diretor pedagógico da Orquestra Jovem Recanto Maestro, os estudantes puderam mostrar para a comunidade o resultado dos ensaios, e tiveram a oportunidade de experimentar um momento singular de protagonismo. Mais informações pelo facebookwww.facebook.com.br/orquestrajovemrecantomaestro. Por conta da Residência, um vídeo explicativo da Orquestra Jovem foi produzido, e este pode ser visto através do link https://vimeo.com/155567101.









