Nos dias 13 e 14 de setembro de 2024, a Faculdade Antonio Meneghetti sediou o VI Congresso Internacional de Ontopsicologia e Desenvolvimento Humano, com a temática principal de “Inteligência Artificial e Tecnologia Humana”. O congresso foi organizado e promovido pela Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica Humanista Cultural e Educacional em parceria com a Faculdade Antonio Meneghetti (AMF) e contou com a presença de 1.600 participantes durante os dois dias do evento, provenientes de oito países, a saber: Brasil, Itália, Ucrânia, Rússia, Letônia, Uruguai, Peru e Portugal. 


O VI Congresso Internacional de Ontopsicologia e Desenvolvimento teve por escopo trazer ao debate científico e ao diálogo construtivo com diversos seguimentos da sociedade o tema da Inteligência Artificial. Seu Comitê Científico internacional contou com treze avaliadores professores doutores com proveniências do Brasil, Itália, Portugal e Uruguai. Bem como, para os Painéis e Conferências reuniu especialistas, acadêmicos, empresários e líderes do setor para discutir os desafios e as oportunidades da era digital e deste momento embrionário da revolução da inteligência artificial. 


Como a Fundação Antonio Meneghetti desde o ano de 2018 possui o status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da Organização das Nações Unidas (ONU), e a AMF participa de diversos projetos anualmente da ONU, o VI Congresso Internacional de Ontopsicologia e Desenvolvimento Humano participa e contribui com os seguintes projetos: Pacto Global, PRIME (Princípios para a Educação Gerencial Responsável), Impacto Acadêmico (Academic Impact), Compromisso por práticas sustentáveis das Instituições de Ensino Superior, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas 2021-2030 e Década da UNESCO para Educação sobre o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030.


Em sua programação completa o Congresso teve início na sexta-feira pela manhã, com as apresentações de trabalhos científicos nas categorias de: comunicação oral, práticas bem-sucedidas, jovem pesquisador e pôsters. Ao todo foram 204 trabalhos aprovados e apresentados, um recorde em relação às edições anteriores do congresso. As apresentações permitiram aos jovens pesquisadores e profissionais compartilharem suas experiências e inovações científicas na área da Ontopsicologia, Ciências Humanas, Educação, Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial. Este espaço foi fundamental para promover a troca de conhecimento em caráter interdisciplinar. Todas as apresentações foram realizadas no prédio AMF 3, tendo 20 salas ao mesmo tempo com as apresentações de trabalho, das 8h as 11h da manhã de sexta-feira. 


O primeiro Painel intitulado: O estudo, a pesquisa e a produção do conhecimento estão em cheque? O que permanece e o que muda com a inteligência artificial generativa contou com a presença da Prof. Drª. Maria de Lurdes Machado, da Universidade Lusófona do Porto e de Lisboa, de Portugal; Profª. Drª. Cleonice Matos Rehem, membro do Conselho Nacional de Educação, de Brasília-DF e da Profª. Drª. Rosane Leal Silva (membro do corpo docente do Curso de Bacharelado em Direito da AMF), que debateram questões acerca do impacto da tecnologia digital na produção do conhecimento, desafiando os participantes a refletirem sobre o uso da Inteligência Artificial. 


A Cerimônia Oficial de Abertura contou com a participação de autoridades locais, com Secretários(as) Municipais de Educação de quatorze municípios da Região da Quarta Colônia e Região Centro do Estado do RS, autoridades civis, educadores, alunos, empresários e profissionais liberais e convidados internacionais ao Congresso provenientes dos Centros Ecobiológicos de Formação Humanista em Ontopsicologia da Ucrânia, Letônia e Itália. Na sequência, o especialista e palestrante Gil Giardelli proferiu a palestra intitulada: A Era Pós-digital e o conceito de Sociedade 5.0, enfatizando a relevância do papel humano em um mundo influenciado pela tecnologia da informação e pela transformação digital. 


O segundo painel, intitulado: A dimensão humana nas fronteiras da tecnologia teve a participação de três conferencistas: Profª. Drª. Patrícia Wazlawick (AMF), professora e Coordenadora do Bacharelado em Ontopsicologia, Prof. Dr. Horácio Chikota (AMF), médico patologista, professor e Coordenador da Especialização Lato Sensu em Ontopsicologia da AMF e do Prof. Ms. Claudio Carrara (AMF), empresário, Vice-Presidente do Grupo Meta, Coordenador da Pós-Graduação MBA Identidade Empresarial e professor da AMF. O painel teve por escopo refletir acerca da própria noção de inteligência buscando compreender, com o aporte da Ciência Ontopsicológica, as dimensões propriamente humanas no exercício da inteligência, bem como, sobre sua relação com as modulações analítica, racional e artificial. 


O terceiro Painel: Avanços, riscos e desafios da era da inteligência artificial: a visão de vanguarda das maiores lideranças Brasileiras e Internacionais ocasionou o lançamento de nova Edição Especial da Revista Performance Líder: Inteligência Artificial e Tecnologia Humana. O painel trouxe trechos exclusivos das entrevistas realizados com: Daniel Burrus, Zack Kass, Lucia Santaella e Miguel Nicolelis, especialistas sobre o tema. Participaram do painel apresentando os expoentes nacionais e internacionais o Sr Ari Foletto, empresário e presidente da Associação Brasileira de Ontopsicologia, a Profª Drª Helena Biasotto, diretora institucional da AMF, o Prof. Dr. Luciano Azevedo Cassol, empresário, professor e Coordenador do Bacharelado em Sistemas de Informação da AMF e a mediação realizada pelo Prof. Dr. Ricardo Schaefer, jornalista, coordenador das Disciplinas FOIL e professor da AMF. 


Por sua vez, o quarto Painel: Ontopsicologia, Educação e Desenvolvimento Humano: como formar pessoas para serem e fazerem a si mesmas nesta nova era da IA?, contou com a presença da Sra. Any Regina Rothmann, Gestora do Recanto Maestro, Curadora Estratégica da Fundação Antonio Meneghetti, diretora comercial e professora da AMF, da Profª. Drª Margherita Carotenuto, psicoterapeuta, professora e pesquisadora italiana e do Dr. Kostantin Kruglov, empresário e professor ucraniano, Diretor do Centro Ecobiológico Aletheia e Centro Ecobiológico Noterra, ambos na Ucrânia. De comum percepção os palestrantes partiram da premissa que a formação humana em sentido eficiente e vital está na dependência da capacidade de conhecer a si mesmo e em atitude responsável fazer história através da ação. Esse preceito tem como fundamento a Ontopsicologia que enxerga o humano como um ser em dimensão potencial que precisa de realização. O primeiro passo para o desenvolvimento do humano por meio da educação é, portanto, o ensinar a ser pessoa, a ser cidadão, assim, um dos atos essenciais da inteligência humana é saber fazer a si mesmo. O painel recebeu a presença de jovens egressos e/ou estudantes da AMF, a saber, Rhauani Fazul, Magda Chaves, Valentina Caraffa, Nizio Maia e Sofia Bevilaqua Trevisan, demonstrando em vivo o quanto apresentado e discutido neste painel. 


Ao término do primeiro dia de Congresso o público presente foi agraciado e prestigiou um concerto musical da Orquestra Jovem Recanto Maestro, um dos projetos de maior expansão educativa, artística e social promovido pela Fundação Antonio Meneghetti e pela Associação OntoArte. 


O segundo dia de evento, dia 14 de setembro, foi aberto com a conferência de Arthur Igreja, que discutiu como a inteligência artificial está transformando negócios e criando novas oportunidades. Sua abordagem prática trouxe uma reflexão aos participantes que puderam identificar aplicações concretas em suas áreas de atuação.


O Painel sobre Intuição, Criatividade e Identidade Empresarial explorou a inteligência do líder a partir do equilíbrio entre um saber proveniente da intuição operativa e do uso dos recursos tecnológicos. Foram expoentes do painel o Sr. Roberto Argenta, Presidente da Calçados Beira-Rio, maior empresa calçadista das Américas e Conselheiro Honorário do Recanto Maestro, o Sr. William Pereyra Montoya, empresário peruano, Sr. Carlos Genari, professor da AMF e empresário paulistano e Eduardo Colombo, Presidente das Lojas Colombo. 


Por fim, o último painel do Congresso oportunizou aos participantes acompanharem a transmissão gravada da Conferência intitulada: A inteligência como genuína tecnologia humana, proferida pelo Acadêmico Professor Antonio Meneghetti na Itália há quase duas décadas. O conteúdo da conferência, extremamente atual e significativo para o momento presente se constituiu um fechamento reflexivo e uma orientação viva e concreta sobre a temática do congresso, pontuando sobre o valor indiscutível da Inteligência Humana como condutora de todos os processos informacionais de operação digital e tecnológica, que são instrumento do homem. 


Ao término do Congresso, momento ansiosamente aguardado pelos pesquisadores, se deu a cerimônia de Premiação de trabalhos que contou com dezesseis premiados, em quatro categorias, sendo quatro ganhadores em cada categoria. Entre os premiados estão jovens pesquisadores alunos da AMF, professores e pesquisadores, professores da rede básica de ensino e profissionais diversos. 



O Comitê Organizador do VI Congresso Internacional de Ontopsicologia e Desenvolvimento Humano – Inteligência Artificial e Tecnologia Humana irá produzir, a partir de agora, o livro do Congresso em formato impresso com todos os textos dos painéis e das conferências realizadas, bem como o Atos do Congresso em formato online com todos os textos dos trabalhos e pôsteres apresentados nesta sexta edição. Para mais informações, continue acessando: www.congressoontopsicologia.com.br 


Por Fundação Antonio Meneghetti 14 de abril de 2025
O projeto Bola Pra Frente realizou jogos na Escola Cândida Zasso, no município de Nova Palma, com o objetivo de estabelecer uma parceria com a escola para os jogos interséries. Durante a visita, foram promovidas atividades de pênalti com os alunos do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano. Os jogos aconteceram em formato de ida e volta. Ao final, os alunos puderam utilizar a quadra para a realização de um mini torneio de pênaltis. As atividades também incluíram a entrega de premiações e medalhas aos participantes.  O encontro foi realizado no dia 12 de abril e também teve como propósito divulgar o funcionamento do projeto Bola Pra Frente na cidade, além de incentivar a participação de novos alunos.
Por Fundação Antonio Meneghetti 3 de abril de 2025
O projeto Recriar deu início à entrega do “Meu Caderno do Recriar” para os participantes do projeto, começando pela EMEF Cândida Zasso. O material foi desenvolvido pelos próprios integrantes do projeto, com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem por meio de dinâmicas, jogos e atividades que auxiliam o trabalho das profissionais envolvidas, ampliando as possibilidades pedagógicas. Além dos recursos educativos, a apostila também conta com páginas para registro dos alunos e controle de presença, permitindo um acompanhamento mais eficaz das ações realizadas.  Com essa iniciativa, que aconteceu em 03 de abril, o Recriar reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento dos beneficiados.
Por Fundação Antonio Meneghetti 1 de abril de 2025
Os autores do livro "Volta ao mundo: Desbravando novas culturas", da Coleção Fanciullo, participaram de um encontro no auditório principal da Antonio Meneghetti Faculdade. Na ocasião, os 15 autores se reuniram para apresentação do livro e uma sessão de autógrafos, marcando mais um momento especial para a obra. O livro foi escrito pelos alunos contemplados pelo projeto Bolsa de Estudos Identidade Jovem Inclusiva, onde cada um escolheu um país de sua preferência como cenário para as narrativas.  Além da apresentação do livro, o encontro também teve como objetivo introduzir o projeto Bolsa Identidade Jovem aos novos alunos da AMF que irão participar do projeto. A programação, que aconteceu no dia 28 de fevereiro, contou com falas da coordenadora do projeto, Patricia Michelotti, e da gestora do Recanto Maestro, Sra. Any Rothmann.
Por Fundação Antonio Meneghetti 28 de março de 2025
O projeto Orquestra Jovem Recanto Maestro reuniu alunos, monitores e professores para uma formação especial na sede da Orquestra. O objetivo foi promover uma cultura de formação global e integral, permitindo que os participantes conhecessem melhor o contexto do Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro e tivessem contato direto com seus princípios. Os alunos foram divididos em dois grupos: um composto pelos estudantes e outro pelos professores e monitores. Na primeira parte da formação, foi apresentado a ambos os grupos um panorama sobre os 10 anos da Orquestra, a importância das formações que passarão a ocorrer mensalmente e a relevância de compreender o contexto em que a Orquestra Jovem Recanto Maestro está inserida. No auditório da Fundação Antonio Meneghetti, Eduardo Goulart e Gustavo Fronza, colaboradores da FAM, compartilharam uma visão abrangente das diversas áreas da Fundação e de seus convênios internacionais, destacando sua relevância cultural e global. Além disso, os alunos tiveram contato com projetos educacionais voltados à pesquisa e cultura. Monique Goularte e Bianca Jahn, coordenadoras do projeto OIKOS, ministraram uma formação sobre o descarte correto do lixo e a preservação do espaço. Já os professores participaram de um estudo sobre os princípios básicos da Ontopsicologia.  A formação, que ocorreu em 15 de março, contou com a participação de 60 alunos, 10 monitores, 10 professores e 10 diretores do projeto, marcando o início de um ciclo de aprendizado contínuo e fortalecendo o compromisso do projeto com a formação integral dos alunos, incentivando a conexão entre arte, cultura e conhecimento.
Por Fundação Antonio Meneghetti 28 de março de 2025
Os alunos do bacharelado em Gastronomia da AMF participaram de uma aula especial na horta do projeto Cultivando o Saber Fazer. Durante a atividade, os colaboradores do projeto explicaram como são cultivados os produtos utilizados na culinária, proporcionando uma experiência rica em aprendizado sobre os processos agrícolas. A chef Francesca Lopresti, chef do Colibri Ristorante e professora do curso, orientou os alunos na colheita das flores de abóbora, que serão utilizadas na preparação de pratos especiais. A atividade buscou integrar o conhecimento sobre o cultivo de alimentos com a prática da gastronomia, incentivando os alunos a explorar os sabores e os ingredientes de forma mais consciente e sustentável.  A aula, que aconteceu no dia 27 de março, foi uma excelente oportunidade para os alunos vivenciarem a origem dos produtos que utilizam em suas receitas e aprenderem sobre a importância do cultivo responsável.
Por Fundação Antonio Meneghetti 26 de março de 2025
O Projeto Recriar retomou suas atividades nas escolas em 2025, atuando em 12 instituições de ensino em seis municípios diferentes. Neste início de ano, a equipe realizou a primeira ação do projeto, aplicando uma avaliação individual para os alunos. Elaborado pelas profissionais durante os meses de janeiro e fevereiro, o teste tem o objetivo de verificar o nível de alfabetização de cada criança antes das intervenções pedagógicas. A partir dos resultados, as educadoras conseguem identificar as necessidades específicas dos alunos e adaptar as estratégias de ensino, garantindo um acompanhamento individualizado. Dessa forma, o projeto busca potencializar o aprendizado, respeitando o ritmo e as particularidades de cada estudante.  As ações começaram dia 10 de março e seguiram com a implementação das ações pedagógicas baseadas nas avaliações, proporcionando um suporte mais efetivo para os alunos.
Por Fundação Antonio Meneghetti 25 de março de 2025
Após uma análise detalhada e criteriosa de 158 projetos inscritos ao total, 53 projetos foram selecionados para implementar e colocar em ação as suas propostas neste ano de 2025. A avaliação foi conduzida por uma Banca Avaliadora especializada composta por 21 profissionais altamente qualificados, sendo Professores Doutores, Mestres e Especialistas, incluindo Professores integrantes do Corpo Docente da AMF e Parceiros da Fundação Antonio Meneghetti. Esta equipe de avaliadores teve um papel fundamental na avaliação e na escolha dos novos projetos. Além do suporte financeiro, a Fundação estará ao lado dos projetos durante os 11 meses de execução, oferecendo orientação e acompanhamento para garantir o pleno desenvolvimento de todas as iniciativas. Queremos também expressar nosso reconhecimento aos projetos que não foram aprovados neste momento. Sabemos que todas as propostas são valiosas e merecem destaque. A Fundação incentiva que busquem parcerias com a comunidade escolar, empresas e até egressos da Escola, pois acreditamos que com o engajamento de todos, muitos desses projetos podem ser realizados. A Fundação Antonio Meneghetti segue de portas abertas para futuras parcerias. Agradecemos imensamente a dedicação de todos os participantes e seguimos comprometidos em apoiar iniciativas transformadoras que tragam mudanças positivas à nossa sociedade, com foco no desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, na formação humana responsável e, sobretudo, na formação e desenvolvimento de lideranças para o nosso Brasil!
Por Fundação Antonio Meneghetti 24 de março de 2025
O edital Formar Para Transformar iniciou a fase de avaliação dos projetos inscritos em sua quinta edição, com um total de 161 projetos submetidos, dos quais 158 foram homologados. Os projetos abrangeram as categorias de Escrita Criativa e Pesquisa, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Patrimônio Cultural, Revitalização e Qualidade de Vida, Sustentabilidade e Inovação, e Tecnologia e Inteligência Artificial. No total, cerca de 320 professores de 16 municípios da Quarta Colônia defenderam suas propostas nas salas de aula da AMF. As avaliações foram conduzidas por sete bancas compostas por mestres, doutores e professores da Antonio Meneghetti Faculdade, que avaliaram os objetivos, metodologias e a viabilidade dos projetos. Além de recursos financeiros, o edital também prevê acompanhamento contínuo dos profissionais envolvidos, com a avaliação dos resultados obtidos ao longo da execução. A equipe da Fundação acompanha cada projeto de perto, trocando experiências e oferecendo suporte para inspirar novas ações em prol do desenvolvimento da sociedade.  As apresentações dos projetos ocorreram durante três dias consecutivos, de 17 a 19 de março, com momentos de troca de experiências e discussões entre os participantes, proporcionando um ambiente enriquecedor para o aprimoramento das propostas e o fortalecimento das ações voltadas para o desenvolvimento social.
Por Fundação Antonio Meneghetti 19 de março de 2025
O Projeto Despertando a Formação Inteligente por meio da Leitura retornou às atividades de 2025 nas escolas EMEF La Salle e EEEF Pe. Rafael Iop em São João do Polêsine, e EMEF Paulo Freire e EMEF Santa Rita de Cássia, em Faxinal do Soturno. As bibliotecas itinerantes marcaram presença nas escolas, oferecendo um espaço de aprendizado e descoberta para os estudantes. Durante as atividades, as crianças tiveram acesso a uma diversidade de livros, estimulando o hábito da leitura e o desenvolvimento do pensamento crítico.  Além disso, foram realizadas brincadeiras infantis e dinâmicas educativas, promovendo a interação entre os alunos e tornando o aprendizado mais envolvente. O projeto, que iniciou suas atividades em 14 de fevereiro, segue com o compromisso de despertar o interesse pela leitura e apoiar o desenvolvimento das crianças.
Por Fundação Antonio Meneghetti 10 de março de 2025
O Projeto Bola Pra Frente, da Fundação Antonio Meneghetti, firmou uma parceria com o Projeto Municipal de Futsal de Pinhal Grande. Para apresentar a iniciativa, foi realizada uma reunião no salão do bairro Limeira, reunindo pais e responsáveis pelos alunos inscritos. A parceria busca proporcionar formação esportiva e desenvolvimento integral para crianças e jovens, incentivando valores como disciplina, respeito, responsabilidade e trabalho em equipe. As atividades serão realizadas no Ginásio Municipal de Esportes, às segundas e quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde, atendendo aproximadamente 85 alunos de 7 a 16 anos.  Segundo a secretária de educação, Tatiane Burin Cancian, a iniciativa incentiva os estudantes a aprenderem em grupo, compreendendo que ganhar ou perder faz parte do processo de evolução e do comprometimento com o próprio crescimento. A reunião ocorreu no dia 06 de março, marcando o início das atividades do Bola Pra Frente na cidade.
Show More