O projeto Cultivando o Saber Fazer e o curso de Gastronomia juntos em uma formação que une criatividade, sensibilidade e cultivo de ingredientes frescos

Os alunos do curso de Gastronomia da AMF participaram de duas formações que uniram prática e conhecimento técnico em atividades realizadas em parceria com os projetos Cultivando o Saber Fazer - Flores e Horta, durante o mês de agosto.
No projeto Cultivando o Saber Fazer Flores, os estudantes aprenderam sobre diferentes tipos de flores, técnicas de arranjos florais e aplicaram o aprendizado montando composições próprias. Os arranjos foram destinados ao Ristorante Colibri e ao Hotel Capo Zorial, em uma atividade que é realizada semanalmente pelo projeto.
A coordenadora do curso de Gastronomia, Amanda Ruviario, destacou a importância da experiência: "Foi uma atividade que proporcionou que eles trabalhassem em grupo, que eles pudessem entender a proposta de um e de outro, desenvolver a criatividade, o perfil de liderança. Eles desenvolvem uma sensibilidade que depois vai refletir na construção de um ambiente para receber o cliente, seja num restaurante, num café e no próprio ambiente que eles vão construir para si mesmo."
Com o projeto Cultivando o Saber Fazer Horta, os alunos conheceram o processo de produção de morangos, desde a substituição das mudas até a fase atual de florescimento, além da renovação do substrato e do plantio. Também acompanharam o cultivo de tomates e participaram de uma atividade prática de plantio, cuidando das mudas até a colheita para posterior uso em suas produções gastronômicas.
O aluno Marco Antonio Corsini relatou: “É muito importante para um chef conhecer os próprios insumos, cultivar e plantar, a gente plantou uns temperos.”