
Symposium Internacional Humanismo para o Futuro: Ontopsicologia e Educação para a formação de pessoas responsáveis e autônomas
Realizar o Symposium Internacional Humanismo para o Futuro: Ontopsicologia e Educação para a formação de pessoas responsáveis e autônomas no dia 23 de abril de 2025 é um dos objetivos primordiais da Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica Humanista Cultural e Educacional no ano em que completa seus primeiros 15 anos de existência.
O evento teve lugar na Sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – a UNESCO, em Paris, na França e recebeu um público ativo de mais de 200 pessoas provenientes de dez países: Brasil, França, Ucrânia, Letônia, China, Itália, Bélgica, Suíça, Lituânia e Rússia.
Durante toda sua vida de trabalho científico, filosófico e empresarial para o desenvolvimento de jovens, profissionais, empresários, formando lideranças para atuarem de modo ativo e eficiente no contexto social, o Acad. Prof. Antonio Meneghetti foi convidado como conferencista internacional e também organizou centenas de congressos, convenções, encontros científicos nas mais altas instâncias de discussão e de tomada de decisões a nível mundial. Este Symposium é também o resultado de uma longa e profícua história de colaboração com os princípios, iniciativas e agências das Nações Unidas, iniciada pelo Professor Antonio Meneghetti há mais de 20 anos.
São 15 anos de atuação, completados em 29 de janeiro de 2025, dedicando-se à formação humana integral, à promoção do conhecimento, educação e desenvolvimento cultural e social. Desde sua criação, em 2010, a Fundação tem sido um referencial de excelência, promovendo iniciativas que unem formação acadêmica, cultura e responsabilidade social. A Fundação Antonio Meneghetti trabalha incessantemente para oferecer oportunidades que transformam vidas e melhoram o contexto social presente e futuro. Ao longo de sua trajetória, por meio de 28 projetos educacionais, sociais e culturais, impacta positivamente a vida de milhares de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais, mais especificamente 16.142 pessoas impactadas diretamente, participando de todos os projetos em 85 municípios do Rio Grande do Sul, incentivando a formação de líderes brasileiros comprometidos com o crescimento e evolução da vida humana em todos os seus âmbitos.
A atuação da Fundação abrange diversas áreas, incluindo educação superior, ensino fundamental e médio, desenvolvimento de lideranças, incentivo à arte e cultural e inovação, formação profissional, empresarial, empreendedora e de liderança. Com iniciativas inovadoras, busca sempre estar na vanguarda do conhecimento, promovendo uma abordagem humanista para a formação integral do ser humano.
Devido a todos estes aspectos o Symposium dos 15 anos recebeu este tema, Humanismo para o Futuro, e a temática foi desenvolvida pela Mesa de Abertura e por três painéis. Já na abertura tratou do compromisso global para uma formação humanista e responsável, momento em que proferiram suas saudações e mensagens iniciais o Sr. Almir Foletto (Presidente da Fundação Antonio Meneghetti), Sr. Konstantyn Kruglov (Diretor do Centro Ecobiológico Aletheia e Instituto de Psicologia e Empreendedorismo de Kiev, Ucrânia), Srª Helena Biasotto (Diretora Institucional da Faculdade Antonio Meneghetti), Srª Silvia Fiorezzi (Secretária de Educação do Município de Silveira Marins-RS), Srª Margherita Carotenuto (Psicoterapeuta e Colaboradora Científica das edições publicadas a partir do pensamento ontopsicológico, Itália), Srª Ilona Moreva (Diretora do Centro Ecobiológico Lizari, Letônia), Srª Wang Xiangyi (China Association for NGO Cooperation) e Srª Any Rothmann (Gestora do Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro e Curadoria Estratégica da Fundação Antonio Meneghetti).
Logo após, o painel “Formação, Inovação e Desenvolvimento Humano” abordou iniciativas que promovem a responsabilidade, a autonomia, a criatividade e o protagonismo de jovens pelo mundo, contando com a participação de quatro professores pesquisadores que atuam fortemente na formação de jovens profissionais na área universitária, o Dr. Patrick Taffin, do Swiss Education Group, Suíça; Dr. Florent Pratlong, Diretor da Área da Gestão da Inovação da Universitè Sorbonne Paris 1-Pantheon; Dr. Xu Baofeng da Beijing Language and Culture University, da China e o Dr. Ricardo Schaefer, Coordenador das Disciplinas FOIL na Faculdade Antonio Meneghetti.
Entremeio aos painéis o público assistiu a dois vídeos institucionais que relatam e destacam os projetos e ações formativas realizados pela Fundação Antonio Meneghetti ao longo de seus 15 anos, bem como ao vídeo de formação integral de jovens da Faculdade Antonio Meneghetti e no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro.
O segundo painel abordou a questão de que “a real transformação ocorre por meio da educação” destacando as ações e projetos de contribuição com o legado de entidades internacionais para um futuro mais humano e responsável e recebeu a presença de profissionais representantes de Fundações de quatro países do mundo. Foi integrado pela participação do Dr. Filip De Fruyit, belga, da Ghent University e do Instituto Ayrton Senna, do Brasil; Dr. Shiyu Dong da China Association for NGO Cooperation; da Drª Elena Babina, Diretora do Institute of Psychology and Entrepreneurship de Kiev, Ucrânia e da Drª Patrícia Wazlawick representando e apresentando a Fundação Antonio Meneghetti e seus valores em ação, fundamentados no conhecimento e na prática da Ciência Ontopsicológica.
O terceiro painel intitulado “Ontopsicologia e desenvolvimento integral” recebeu cinco profissionais brasileiros que apresentaram seus cases de desenvolvimento de vida e apresentaram práticas e resultados pessoais, profissionais, educacionais e sociais. Dentre eles, estiveram presentes com apresentações inspiradoras e plenas de resultados: Srª Rafaela Tagliapietra (empresária, gestora e professora da AMF), Srª Daniela Raiser (Promotora de Justiça, Servidora Pública e professora da AMF), Sr. Mário Cipriani (avogado, empresário e professor da AMF), Srª Jaqueline Milanesi (gestora pública, empresária) e Sr. Eduardo Colombo (Presidente das Lojas Colombo).
Para a finalização do Symposium assistimos a uma conferência especial em vídeo, do Acad. Prof. Antonio Meneghetti intitulada “A educação na ótica de Antonio Meneghetti”, sempre atual e contemporânea, nos relembrando e destacando pontos fundamentais de como educar, formar e ajudar a desenvolver os novos projetos da vida, de cada pessoa, para a realização de si mesmo como inteligência na história e na sociedade – tarefa e responsabilidade de todos nós que queremos e ajudamos a vida.
A partir do quanto vivenciado pelos participantes tem-se por garantido o escopo formativo da Fundação Antonio Meneghetti, favorecer o diálogo de caráter interdisciplinar que resulte em alternativas resolutivas diante das problemáticas contenporâneas que apontem para o humano como operador resolutivo da vida em suas variadas dimensões. Os ideais humanistas de autonomia, liberdade, vida ativa e sociabilidade são atualizados a partir do itinerário educacional que conduz as ações da Fundação Antonio Meneghetti em seus projetos, agora através do princípio da autonomia do humano nas dimensões psicológica, econômica, legal e social.
A busca por ações resolutivas que tenham por horizonte assegurar a dignidade humana valida que a dimensão da inovação não existe sem a presença pensante, criativa e atuante do potencial humano. Junto aos já mencionados projetos que faz ação histórica o propósito da Fundação Antonio Meneghetti age em sintonia de escopo, resultados e legado das dimensões formativas propostas pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti na Pedagogia Ontopsicológica, que serviu como modelo de formação reconhecido na Sede da UNESCO. Assim, com o compromisso em prol do projeto homem, a Fundação Antonio Meneghetti avança tornando perene o legado da obra de Antonio Meneghetti em contexto social renovado que evidencia a importância e a capacidade operativa de seu pensamento como pressuposto de transformação humana e social.









